Palmeiras promove o 48º Torneio Periquito de Judô no ginásio do clube neste sábado
Daniel Romeu
Departamento de Comunicação
O tradicional Torneio Periquito de Judô do Palmeiras chega à 48ª edição em 2016. O evento será realizado neste sábado (27), a partir das 9h, no ginásio poliesportivo do clube – o judoca Henrique Guimarães, medalhista olímpico dos Jogos de Atlanta (1996), será homenageado pelos 20 anos da conquista histórica. Outra novidade é a categoria “Judô para Todos”, com objetivo promover a inclusão, o bem-estar e o desenvolvimento das pessoas com deficiência.
Um dos torneios mais importantes da modalidade em São Paulo, o Periquito de Judô é organizado consecutivamente pelo Palmeiras desde 1968, quando foi fundado o Departamento de Defesa Pessoal (que reunia anteriormente judô, karatê e boxe). Desde então, ele faz parte do calendário nacional da modalidade é uma das principais forjas de campeões do cenário judoca no país, revelando campeões do Brasil e do mundo.
Cada entidade pode inscrever 40 judocas no total, entre Masculino e Feminino. As lutas serão realizadas nas seguintes categorias: Sub-9, Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-18, Sub-21, Sênior, Veteranos e Judô Para Todos. Entre os veteranos, os judocas serão divididos em Veteranos A (nascidos entre 1977 e 1986) e Veteranos B (1976 e anteriores). Os limites de peso para o masculino serão 60kg, 66 kg, 73kg, 81kg, 90kg, 100kg e acima de 100kg.
Os atletas serão sorteados pelo sistema de computador para o preenchimento das chaves, logo após a pesagem, com sistema simples e sem repescagem. As inscrições serão aceitas até esta terça-feira (23), pelo e-mail campeonatoperiquito@outlook.
Os judocas classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares de cada classe receberão medalhas alusivas ao evento. Serão premiadas as associações de acordo com a classificação geral (pontuação) até o décimo colocado, na somatória de todas as categorias. O Palmeiras não concorrerá aos troféus por poder inscrever número ilimitado de atletas.