Palmeiras sedia clínica da Liga Nacional de Basquete com treinador da NBA
Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação
O ginásio da Sociedade Esportiva Palmeiras amanheceu nesta sexta-feira (17) voltado para os fundamentos do basquetebol. Em clínica promovida pela Liga Nacional de Basquete (LNB), o Verdão recebeu treinadores, assistentes, preparadores físicos e fisioterapeutas que atuam no NBB para acompanharem os ensinamentos do técnico Casey Hill, atual comandante do Santa Cruz Warriors, time da liga de desenvolvimento da NBA (D-League) vinculado ao Golden State Warriors, atual campeão do maior torneio de basquete do mundo.
Sob os olhares dos principais treinadores do país e da comissão técnica da base palestrina, o californiano discutiu os fundamentos do basquetebol com os convidados e demonstrou as práticas do esporte com a equipe Sub-19 do Verdão por mais de duas horas. As atividades desempenhadas com os palestrinos compreenderam exercícios ofensivos de infiltração, enterradas, tocos e rebotes, além de arremessos de curta, média e longa distância.
Impressionado com a estatura e dinamismo dos atletas, Casey rasgou elogios ao trabalho de base realizado no Palmeiras. “Vocês possuem toda estrutura para isso. Vocês dão às crianças a oportunidade de desenvolver o esporte desde a menoridade, e fazer isso desde cedo abre muitas portas para elas se mostrarem para o basquetebol. Isso ocorre muito nos colégios dos EUA, e, posteriormente, na NBA”, falou.
“Essa foi minha primeira experiência com o Palmeiras. Os garotos que treinei hoje (Sub-19) são muito bons e inteligentes. Ouviram atentamente todas as minhas palavras mesmo em inglês e não cometeram erros. O treinador (Felipe Santana) observou atentamente e conversou muito comigo durante a clínica. Perguntou muitas coisas sobre o modo de jogo, mostrando total dedicação. Com técnicos bons e estrutura, as boas experiências surgem. E isso vocês têm aqui”, completou o treinador.
Em prestígio ao trabalho do americano, o treinador do Sub-19 Felipe Santana destacou a importância das demonstrações técnicas efetuadas por Casey para amadurecer os garotos que sonham em atuar futuramente pela liga norte-americana.
“É importante para que os meninos vejam que o que se faz lá fora não é tão diferente do que passamos para eles aqui, pois às vezes eles têm ideia de que a NBA, independentemente de ser a Liga Profissional ou a D-League, é um outro universo. Realmente tem muitas coisas que eles conseguem fazer melhor lá por conta da estrutura, cultura do país. Hoje em dia, com a globalização do basquete, a diferença está cada vez menor em termos de conteúdo. Ter o contato e os ensinamentos de alguém que trabalha com os melhores atletas do mundo é uma experiência que não se tem todos os dias”, analisou.
Campeão da edição de 2014-15 da D-League com o Santa Cruz Warriors, Casey é oriundo de uma família de raízes notáveis no basquete americano. Em apenas dois anos como técnico, faturou o título mais importante da base do basquete dos EUA com campanha recorde: foram 41 vitórias e 16 derrotas – incluindo resultados obtidos nos playoffs –, algo inédito na história da liga.
Atual comandante do Cearense, uma das equipes da elite do Novo Basquete Brasil (NBB), Alberto Bial destacou a clínica do técnico americano como um dos marcos do basquetebol nacional e reforçou que o trabalho de base por aqui ainda é mínimo, mas citou o trabalho alviverde como potencial diferencial no país.
“Formar jogadores para ‘jogar de verdade’ é difícil. Os jogadores do Palmeiras estão muito bem encaminhados a isso, apesar de representarem uma pequeníssima porcentagem desse perfil no Brasil. Temos de aumentar esse número cada vez mais através de ensinamentos, conhecimentos e práticas. Colocar as futuras gerações do basquete para jogarem corretamente da mesma forma que ocorre aqui no Palmeiras”, enalteceu.
A oportunidade de acompanhar o trabalho realizado em solo americano transcendeu as barreiras do basquete profissional e juvenil. Willians Manzini, treinador dos times Sub-13 e Sub-14 e multicampeão pelo Verdão, aprovou a visita
“É um grande aprendizado. Na carreira de qualquer treinador de basquete, este tipo de clínica é fundamental para auxiliar no desenvolvimento das equipes. Há muita intensidade e dinamismo no modo americano de ensinar basquete, e tenho certeza que isto ajudará daqui para frente em nossos treinamentos”, comentou Willians.
As equipes de base do Palmeiras seguem em grande fase nos campeonatos Estadual e da GSP, com chances de classificação aos playoffs em todas as categorias. O Verdão é o atual campeão estadual Sub-12 e Sub-19 e da G.S.P. nas categorias Sub-12 e Sub-13.
[album]