Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

O time Sub-19 de basquete do Palmeiras venceu mais uma pela Liga de Desenvolvimento (LDB). Na manhã desta quarta-feira (4), no ginásio Antônio Prado Júnior, o adversário da vez foi o Country Club de Maringá-PR, e o Verdão levou a melhor pelo placar de 73 a 49. O resultado manteve os 100% de aproveitamento da equipe palestrina na segunda série de jogos do torneio.

Vitorioso em três dos quatro períodos de jogo, o Alviverde teve grande atuação do pivô Rafael Rachel, autor de um duplo-duplo (19 pontos e 17 rebotes). Daniel Haydin (18 pontos e sete rebotes) e Felipe Dalaqua (15 pontos e cinco assistências) também se destacaram na partida pelo lado palmeirense.

“Nós temos talentos individuais e jogo coletivo consistente, e isso pôde ser visto nestas três primeiras partidas. O desgaste sempre vai existir, já que tivemos jogo pelo Paulista antes da semana de LDB. É importante ressaltar a oportunidade dada aos mais jovens, como o Brunão e o Matheus, e a rodagem maior do elenco para assegurar a parte física dos garotos. Ainda assim, estamos praticamente classificados à próxima fase com duas rodadas de antecedência”, avaliou Adriano Geraldes, treinador do Verdão.

Quarto colocado da competição com 13 pontos e praticamente classificado, o Palmeiras volta ao ginásio do Paulistano pela Liga de Desenvolvimento nesta quinta-feira (4), às 9h, contra o Praia Clube. O Verdão fecha sua participação no torneio de base na sexta (5), às 8h, diante do São José.

Divulgação _ Rachel foi fundamental para sacramentar a quinta vitória palestrina no torneio

A competição

Além do time alviverde, estão na competição Paulistano, Flamengo, Pinheiros, SESI/Franca, Minas Tênis Clube, Praia Clube-MG, São José, Cigha/União Corinthians-RS, Curitiba e Country Club/PMM Maringá-PR.

Voltada para a categoria Sub-20, a primeira série de jogos da LDB foi dividida em dois grupos. O primeiro, disputado no Rio de Janeiro, contou com partidas entre Palmeiras, Paulistano, Pinheiros, Minas, União Corinthians e Flamengo. Os cinco times restantes duelaram na cidade de Curitiba.

Já a segunda série acontece de 1 a 5 de outubro, em São Paulo, e terá duelos entre os times dos dois grupos. Os oito melhores avançam e serão divididos em duas chaves com quatro equipes, que jogam entre si. Os dois mais efetivos avançam às semifinais, que, assim como a final, serão decididas em jogos únicos. As fases decisivas da LDB serão disputadas de 27 de novembro a 2 de dezembro, também na capital paulista.

Esta é a terceira vez que o Palmeiras disputa a Liga de Desenvolvimento de Basquete na história. O Alviverde esteve nas edições de 2012 e 2015 do torneio e, como manda a tradição do clube na modalidade, revelou nomes para o basquete nacional. O principal expoente da última participação do clube na competição de base é o armador Yago Mateus, atual campeão sul-americano Sub-21 pela Seleção Brasileira.

Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) – 1ª Fase

01/10: Palmeiras 71 x 62 Curitiba – Gin. Antônio Prado Jr.
02/10: SESI/Franca 47 x 87 Palmeiras – Gin. Antônio Prado Jr.
03/10: Palmeiras 73 x 49 Country Club – Gin. Antônio Prado Jr.
04/10 – 09h: Praia Clube x Palmeiras – Gin. Antônio Prado Jr.
05/10 – 08h: Palmeiras x São José – Gin. Antônio Prado Jr.

10/09: Minas 71 x 84 Palmeiras – Ginásio da Gávea
11/09: Palmeiras 105 x 51 Cigha/União Corinthians – Ginásio da Gávea
12/09: Paulistano 80 x 69 Palmeiras – Ginásio da Gávea
13/09: Flamengo 65 x 57 Palmeiras – Ginásio da Gávea
14/09: Palmeiras 59 x 84 Pinheiros – Ginásio da Gávea