Reação: Palmeiras/Meltex joga bem e vence em Piracicaba
Agência Palmeiras
Jairo Giovenardi
O Palmeiras/Meltex mostrou poder de reação e conquistou sua sétima vitória no Campeonato Paulista de Basquete. Desta vez, o time bateu o XV/Raizen/Unimed/Unimep/Selam, da cidade de Piracicaba, por 80 a 71.
Com o resultado, a equipe alviverde inicia de forma positiva a sequência de quatro partidas fora de casa. Os próximos compromissos serão diante de Paulistano/Unimed, Vivo/Franca e São José/Unimed/Vinac, sendo que o jogo contra o Paulistano já será na próxima quarta-feira (4).
Apesar dos nove pontos de vantagem do resultado final (80 x 71), a partida diante do XV não foi fácil, até porque o time da casa contou com o apoio de seu torcedor no Ginásio Waldemar Blatkauskas, e partiu para cima nos minutos iniciais.
Com Alfredo, cestinha do duelo com 22 pontos, e Gorauskas bem na partida, o XV chegou a abrir boa vantagem e fechou o primeiro quarto na frente, por 19 x 17.
No segundo quarto, porém, o Palmeiras/Meltex equilibrou as ações. Os pivôs Átila dos Santos, que anotou um double-double (13 pontos e 11 rebotes) e Marcão, formaram um verdadeiro paredão no garrafão e pegaram, juntos, 10 rebotes.
Com o bom desempenho da defesa, o ataque alviverde passou a jogar mais solto e dificultou os movimentos dos anfitriões, que começaram a errar um pouco mais.
No fim, a equipe alviverde cresceu, com atuação de gala de Wiggins (cestinha do time ao lado de Neto, com 19 pontos), e encostou de vez no marcador. Após boa defesa de Thyago Aleo e Átila no último ataque do XV, o primeiro tempo terminou empatado: 34 x 34.
Leia também:
'Voltamos a jogar dentro do padrão estabelecido', diz Vecchi
Pivô Marcão comemora 'retorno em grande estilo' a Piracicaba
No intervalo, o técnico Ênio Vecchi conversou com os jogadores e o time voltou ainda mais forte para o segundo tempo. Para se ter ideia, mesmo após duas bolas de três do time da casa, o Palmeiras/Meltex melhorou seu rendimento e chegou a abrir vantagem de seis pontos.
Com o apoio da torcida palmeirense, que também esteve no Ginásio do XV, o time cresceu na defesa, com mais rebotes defensivos e importantíssimos de Átila dos Santos e Tiagão, outro monstro na partida.
A impressão, porém, era de que a equipe de Piracicaba se guardava para o último quarto. Mas o Palmeiras/Meltex impediu qualquer chance de reação.
Logo nos primeiros minutos do quarto quarto, Neto e Átila dos Santos marcaram e o time abriu oito de vantagem. A atuação desestabilizou o adversário, que não pontuou e abriu espaços.
Mesmo bem marcado, o americano Caleb Brown acertou uma linda bola de três no meio do quarto e aumentou a diferença. Era o recado para a torcida alviverde: a sétima vitória estava próxima…
Aos poucos, o time do XV de Piracicaba tentava se aproximar no placar com faltas e lances livres, mas o Palmeiras/Meltex caprichou, manteve a seriedade e a concentração, e garantiu mais uma vitória no Campeonato Paulista de Basquete: 80 x 71.
Na última rodada do primeiro turno, o time do técnico Ênio Vecchi volta a jogar na próxima quarta-feira (4), contra o Paulistano, fora de casa, em busca da oitava vitória no torneio estadual.