Revelação marca 56 pontos, e Verdão vence Paulistano pelo Estadual Sub-17

Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

Divulgação_O armador superou seu recorde individual com os 56 pontos marcados

Impressionante. Assim pode ser descrita a atuação do armador Yago Mateus diante do Paulistano na última quarta-feira (2), na vitória alviverde por 96 a 91, com mando do rival. Na partida válida pela 2ª rodada do Campeonato Estadual Sub-17 de Basquete, o camisa 9 do Verdão anotou nada mais, nada menos que 56 pontos, mais da metade (58,3%) do total marcado pela equipe, além de cinco assistências e sete rebotes.

Cria da base alviverde, Yago é uma realidade do basquete nacional. Campeão de tudo pelo Palmeiras (G.S.P. e Estadual), o palestrino ainda coleciona três campeonatos brasileiros como destaque absoluto da Seleção Paulista e um Sul-Americano Sub-15 defendendo as cores do Brasil – o armador foi eleito MVP do torneio.

Ao lembrar da partida, o jovem palmeirense se mostrou surpreso com a marca. “Foi um momento de alegria. Só consegui pensar no que aconteceu na hora em que fui embora, quando baixou a adrenalina. Durante o jogo, queria vencer e não parava de correr. Queria fazer o time ganhar a partida a todo custo”, comentou o atleta, que alcançou seu maior número de pontos na carreira em um jogo.

Em 2015, Yago efetuou sua estreia na Liga de Desenvolvimento de Basquete ao lado do elenco Sub-19. Apesar de a equipe não ter avançado à segunda fase, o garoto surpreendeu a todos pela sua técnica apurada e pela baixa idade, já que disputou o torneio Sub-22 com apenas 16 anos. No jogo de estreia, diante do Praia Clube, anotou 20 pontos e obteve 100% de aproveitamento nos arremates de três (seis bolas convertidas em seis arremessos). O camisa 9 foi o maior pontuador do time na Liga, com 225 pontos em 20 partidas (média de 22,5 por duelo).

Principal atleta da equipe Sub-17, o armador palestrino também fará “intercâmbio” com o time Sub-19, comandado pelo treinador Felipe Santana. “ É uma experiência muito grande, e passá-la aos meus companheiros de equipe é fundamental. Além de atuar pelo Sub-17, farei treinamentos com o Sub-19, e, nessa transição, ter maturidade e postura de liderança em ambas as categorias é indispensável”, contou Yago.

O time Sub-17 do Verdão lidera o Estadual com duas vitórias em dois jogos, 158 pontos marcados e 128 sofridos. O próximo compromisso dos garotos palestrinos será no dia 10 de março (quinta-feira), às 19h, contra o Taubaté, fora de casa.
[album]