Seleção Brasileira de Boxe realiza treino conjunto com atletas do Palmeiras no clube
Daniel Romeu
Departamento de Comunicação
A Seleção Brasileira de Boxe e a equipe do Palmeiras na modalidade realizaram pela primeira vez um treino conjunto na manhã desta quarta-feira (25), na Academia de Boxe do Verdão. Os melhores boxeadores do país estiveram reunidos no ringue do clube para uma troca de experiências e diversos “sparrings” (simulações de lutas), nos quais o Palmeiras mostrou estar em grande forma e ter vários atletas com condições de representar o Brasil nas próximas competições – que incluem os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.
Além do técnico Paco Garcia e do auxiliar Breno Macedo, participaram da atividade pelo lado do Palmeiras os atletas Leanderson Conceição (52Kg), Carlos Henrique Silva (56Kg), Jhonatan Conceição (64Kg), Luiz Carlos Ribeiro (64Kg), Lucas Martins (75Kg), Vinicius Barros (81Kg), Vinicius Santana (81Kg) e Cosme Nascimento (+91Kg). O time alviverde acabou de retornar com ótimos resultados do Campeonato Brasileiro, em Aracaju-SE, no qual conquistou uma medalha de ouro (Cosme), uma prata (Jhonatan) e dois bronzes (Uendel Brito e Leanderson).
Paco Garcia, treinador da Seleção Brasileira por dois ciclos olímpicos (1996 e 2004) e comandante do Palmeiras, avalia o encontro de forma positiva. “Ficamos muito contentes de recebê-los. Estão avaliando nossos atletas e devemos ter alguns no próximo ciclo olímpico. Nossos meninos lutaram de igual para igual com eles. Mostra a força que temos hoje no boxe, e eles sabem disso, por isso estão aqui. Isso melhora o nível dos atletas da Seleção e dos nossos também”, declarou o cubano, que desde 2009 treina a equipe de boxe do Verdão.
Pela Seleção Brasileira, atletas com experiências em Jogos Olímpicos e Pan-Americanos estiveram presentes: Robert Custódio, Mayke Carvalho, Julião Neto, Patrick Valério, Michel Borges, Carlos André, Rafael Lima e Joedison Teixeira (os dois últimos medalhistas de bronze no Pan de Toronto, disputado em julho). A comissão técnica do Brasil também compareceu completa, com Claudio Aires, Matheus Alves, João Carlos Soares, Juraci Oliveira e Abel Bokovo.
Claudio Aires, atleta da Seleção por 15 anos (onde chegou a ser treinado por Paco) e técnico do Brasil há sete, elogiou a estrutura que encontrou para a prática do boxe no Palmeiras. Os treinos de boxe do clube não são restritos a atletas profissionais, mas também abertos aos associados do Verdão. Diversos alunos participaram do encontro desta manhã, em uma experiência única proporcionada pelo Verdão também para seus atletas amadores.
“Tenho certeza que o nível do boxe brasileiro cresceu muito. Com o apoio que têm hoje do Palmeiras, são atletas de alto nível e com condições de chegar à Seleção Brasileira. Nossa vinda foi para conhecermos a estrutura e nos preparamos para o evento teste do Rio 2016. Isso faz com o boxe brasileiro cresça de uma forma geral. A equipe do Palmeiras é excelente e teremos atletas do clube na próxima convocação, com certeza”, disse Claudio Aires.
> Clique aqui e confira a galeria de fotos do treino da Seleção Brasileira na Academia do Palmeiras.