Sub-12 e Sub-13 do Verdão estreiam na temporada no Torneio Início de Basquete

Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação _ O Sub-13 do Verdão é o atual medalhista de bronze da G.S.P.As equipes Sub-12 e Sub-13 de basquete do Palmeiras iniciam as competições oficiais do ano neste final de semana, com a disputa do Torneio Início da Federação Paulista de Basketball (FPB). A primeira categoria estreia no sábado (24), no Clube Esperia, e a segunda joga o certame no domingo (25), no ginásio do São Paulo FC.

O Sub-12 do Verdão está no Grupo C do Torneio Início, ao lado de Círculo Militar e Mauá, rivais da primeira fase (confira horários abaixo). Também participam Apagebask/FIG/Guarulhos, Barueri, Paulistano, Esperia, Clube Campineiro, Pinheiros, São Bernardo, Clube Internacional de Regatas, Jacareí, LBE/Superação, Mogi das Cruzes, Projeto Bis/Mackenzie, Corinthians e São Paulo.

Já o time Sub-13 palestrino enfrenta Esperia e Tênis Clube/Overtime, todos pelo Grupo D (veja horários abaixo). Barueri, Santo André/APABA, Paulistano, Círculo Militar, Clube Campineiro, Pinheiros, São Bernardo, Clube Internacional de Regatas, Jacareí, LBE/Superação, Liga Sorocabana, Mauá, Projeto Bis/Mackenzie, Corinthians, São José, São Paulo e Taubaté completam a lista de participantes desta categoria.

A disputa amistosa acontece da seguinte forma: divididos em grupos de três e quatro, os times se enfrentam dentro das chaves. Na segunda fase e de forma eliminatória, as melhores equipes se cruzam de acordo com o desempenho e jogam o mata-mata até a final.

Iniciada e encerrada no mesmo dia, a competição tem como intuito a preparação dos times para o Campeonato da Grande São Paulo (G.S.P), com início previsto para o primeiro final de semana de março. Os times Sub-12 e Sub-13 do Verdão serão treinados na temporada por Gustavo Rocha, ex-atleta do clube e coordenador da modalidade desde 2013.

“Temos a expectativa de deixar as equipes mais novas com a cara do Palmeiras, de defesa forte, casca grossa para os adversários, e ficar entre os melhores da Série Ouro. O principal trabalho será construir o futuro destes garotos e seguir a filosofia que vem desde o Sub-19 para que possam chegar ao Juvenil devidamente formado. Entre outras palavras, criaremos identidade”, disse o técnico.

Além de Gustavo, Willians Manzini será responsável pelas equipes Sub-14 e Sub-15, Adriano Geraldes pelos times Sub-16 e Sub-17, e, por fim, Felipe “Filé” Santana segue como treinador dos garotos do Sub-19. As três últimas categorias, inclusive, disputam o Campeonato Estadual a partir do mês de março, período que também contará com a estreia do Paulista Sub-22 – o Verdão está inscrito na competição, mas aguarda a confirmação do número de participantes pela FPB.

Multicampeão nos últimos anos, o Palmeiras vem de pódio em todas as competições disputadas em 2017, com uma medalha de prata (Estadual Sub-17) e três de bronze (G.S.P. Sub-13, G.S.P. Sub-15 e Estadual Sub-19) – as categorias Sub-12, Sub-14 e Sub-16 foram reintegradas pela federação nesta temporada.

Treinadores palestrinos participam de clínica internacional da FPB

Divulgação _ Da esq. para a dir.: Adriano, Gustavo, Willians e Filé treinam o basquete palestrino em 2018No último final de semana, os representantes técnicos do basquete palestrino participaram da III Clínica Internacional da Federação Paulista de Basketball (FPB), sediada no Clube Esperia, em São Paulo (SP). O evento teve como principal atração Marcelo Signorelli, treinador das seleções masculina adulta e Sub-21 do Uruguai.

Um dos palestrantes da clínica foi Adriano Geraldes, técnico das equipes Sub-16 e Sub-17 do Verdão contratado nesta temporada junto ao Projeto Bis/Mackenzie. Com vasta experiência internacional de base, o treinador alviverde discursou sobre sistemas, princípios e estratégias de jogo.

Confira os jogos do Palmeiras no Torneio Início da FPB:

Sub-12 (Clube Esperia)

24/2 – 08h: Círculo Militar x Palmeiras – Ginásio B
24/2 – 10h: Palmeiras x Mauá – Ginásio B

Sub-13 (São Paulo FC)

25/2 – 08h: Esperia x Palmeiras – Ginásio B 
25/2 – 10h: Palmeiras x Tênis Clube/Overtime – Ginásio B