Técnico do Verdão é campeão sul-americano com a Seleção Sub-21 de Basquete

Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

Felipe “Filé” Santana, treinador do time Sub-19 de basquete do Palmeiras, sagrou-se campeão sul-americano invicto como assistente técnico da Seleção Brasileira Sub-21 no último domingo (5), em Salta, na Argentina, após vitória da equipe nacional sobre os anfitriões por 84 a 76, de virada. No total, foram seis vitórias em seis partidas disputadas.

Entre os campeões, Filé acompanhou de perto alguns garotos que já passaram por suas mãos na base alviverde, que é o caso dos armadores Caio Pacheco (Bahía Blanca-ARG) e Yago Mateus (Paulistano) – MVP do torneio –, do pivô José Carlos (Mogi das Cruzes) e do ala-pivô Gabriel “Jaú” Galvanini (Bauru) – este último cortado da equipe por lesão. O time foi treinado por César Guidetti, do Pinheiros.

“Esse grupo foi sensacional, tanto atletas como comissão. Juntos escrevemos história aqui na Argentina! Ganhar deles duas vezes aqui não é para qualquer um. O título foi mais que merecido, pois trabalhamos muito ao longo do mês de julho para chegar ao topo. Todos estão de parabéns”, comemorou o assistente da Seleção.

Um dos principais técnicos de categoria de base do país, o treinador tem conquistado grandes números à frente do Sub-19 do Verdão nesta temporada. Empatada com três times, a equipe é quarta colocada da classificatória do Campeonato Estadual, com 20 pontos (nove vitórias, duas derrotas, 868 pontos pró e 688 contra). O retorno às quadras acontece em 14 de agosto, às 17h, contra o Araraquara, no Palestra Italia. Filé foi campeão do torneio paulista pelo clube em 2015.

Divulgação _ Filé (1º da esq. para a dir.) conquistou o primeiro título da carreira pela Seleção

Sub-16 estreia na segunda fase do Estadual com vitória

Os garotos do time Sub-16 palestrino retornaram à disputa do Estadual e conquistam grande vitória diante do CBC/Tênis Clube de Campinas por 86 a 59, fora de casa, na estreia da segunda fase do torneio. Nesta etapa, após jogos em turno e returno, os quatro melhores times da Chave C garantem lugar na Série Ouro da categoria.