Agência Palmeiras
Heron Ledon

O basquete do Palmeiras defenderá as cores da Seleção Paulista Sub-15 na disputa do Campeonato Brasileiro, que começa neste sábado (7) e termina na próxima sexta-feira (13), em Joinville (SC), no ginásio do 8º Batalhão e Infantaria. O treinador do sub-15 e sub-12 do Verdão, Willians Manzini, comandará a equipe na competição nacional e convocou quatro atletas alviverdes para a busca do título.

A primeira divisão do torneio tem um total de dez estados participantes, divididos em dois grupos de cinco. Na chave B, o estado de São Paulo enfrenta Maranhão, na estreia, e Distrito Federal, Rio de Janeiro e Paraná, na sequência, em turno único. Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Paraíba, Santa Catarina e Minas Gerais estão no conjunto A.

Ao final dos embates, os últimos colocados de cada grupo estarão rebaixados; nas semifinais, o primeiro de um enfrenta o segundo de outro; do quinto ao oitavo também jogarão entre si, sendo que o pior cairá de divisão. A equipe mineira é a atual campeã, e o objetivo de Willians é a conquista do ouro. “Serão jogos difíceis. Todos vão querer ganhar de São Paulo. Para montar nosso time, eu tentei mesclar altura e velocidade, e acredito que a gente vá com muita força para buscar o título, que é a nossa meta”.

O comandante palmeirense levou as categorias sub-12 e sub-15 do Alviverde ao primeiro lugar da Grande São Paulo e do Estadual neste ano, com ambas, resultando no convite da Federação Paulista. De quebra, Manzini selecionou quatro atletas palestrinos para o Brasileiro. São eles o armador Yago Mateus, o ala-armador Caio Rosa, o ala-pivô Nicolas Ronsini e o pivô Gabriel Galvanini, o Jaú.

Ex-jogador da base verde e branca e treinador do clube desde 98, Willians demonstra gratidão à garotada do Palmeiras e lamenta não ir com todos os pupilos do Verdão à disputa. “Por mais que se imagine, foi uma surpresa essa convocação. Sem eles, eu não teria sido chamado para a seleção, não teria esse reconhecimento. Eu devo tudo a eles. Só fico sentido por não poder chamar todos os garotos, mas os que vão, irão representar bem o grupo do palmeirense”.

Eran Sherzer é auxiliar técnico do Brasil sub-19 em treinamentos

O Verdão tem ainda mais reconhecimento no basquete nacional. Eran Sherzer, ex-assistente técnico do time profissional do Palmeiras e comandante do sub-19 palestrino, será o auxiliar técnico da mesma categoria da Seleção Brasileira em um período de treinamentos entre os dias 7 e 20 deste mês. Três atletas alviverdes estarão com ele, no Clube Regatas Campineiro, em Campinas (SP).

Eran já auxiliou com a equipe nacional em julho deste ano, quando conquistaram o terceiro lugar do Sul-Americano, classificando o sub-18 para a Copa América de meados de 2014. Os jogadores palmeirenses Pedrão, Mogi e Murilo foram convocados. “Para esta etapa de treinos, a ideia é avaliarmos jogadores que não foram chamados anteriormente. Esses garotos do Palmeiras foram selecionados pelo trabalho que fizeram nesta temporada”, explicou Sherzer.

Veja os jogos da Seleção Paulista Sub-15 na primeira fase do Campeonato Brasileiro:

07/12 – 14h – Maranhão x São Paulo
08/12 – 14h – São Paulo x Distrito Federal
09/12 – 16h – Rio de Janeiro x São Paulo
10/12 – 16h – São Paulo x Paraná