Treinador do basquete juvenil do Verdão avalia campanha no início da LDB

Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação _ Filé retornou ao Verdão em 2014Participante da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) pela segunda vez na história, o time juvenil de basquete do Palmeiras, embora composto por média de idade abaixo das demais equipes da competição, deu trabalho aos rivais na primeira série de jogos disputada nos ginásios do Praia Clube, em Uberlândia (MG), e, na visão da comissão técnica, encerrou a primeira série de jogos de maneira positiva.

Com três vitórias e quatro derrotas, os comandados do treinador Felipe Santana, ou Filé, travaram partidas disputadas com dois dos favoritos ao título da competição: Pinheiros e Paulistano. No último duelo da série de sete jogos, o Sub-19 palmeirense perdia por 12 pontos para o Internacional de Regatas, mas virou de maneira espetacular no terceiro quarto com a marcação de 34 pontos e venceu o adversário por 70 a 66. Para o técnico alviverde, o saldo inicial da equipe superou as expectativas do torneio.

“Mesmo com a equipe juvenil, fizemos partidas acirradas com todos os adversários de categoria superior e conseguimos boas vitórias. Apesar do número de derrotas ser maior, amadurecemos no torneio ao longo dos jogos, que são muito mais intensos que os disputados pelo Estadual. Vamos com maior consciência para a próxima fase, e, independentemente do saldo, o que fica de positivo à equipe é o aprendizado com nosso desempenho na LDB”, avaliou.

A competição, embora criada para jogadores de nível acima do juvenil, tem sido palco de grande exibição de atletas mais novos. É o caso da joia alviverde Yago Mateus: logo na primeira partida, o prodígio armador do Verdão saiu do banco para se tornar o nome do jogo contra o Praia Clube ao marcar 20 pontos de 24 tentados e obter 100% de aproveitamento nos arremessos de três.

João Neto/LNB _ Em 2015, Yago Mateus disputou a Copa América Sub-16 e é um dos principais atletas do elenco na LDB

O garoto chamou a responsabilidade de armar a equipe para si e arrancou elogios do treinador. “Nosso planejamento era levá-lo para pegar experiência. No entanto, não esperávamos que ele adquiriria essa responsabilidade de maneira precoce, pois, com a lesão do Murilo, ele abraçou a oportunidade e chamou jogo. Ele tem potencial, é respeitado pelos demais colegas igualmente e tem muito o que aprender com esse torneio. Será fundamental a nós para as fases seguintes”, destacou.

Os próximos duelos do Verdão na Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) ainda não foram divulgados oficialmente pela Liga Nacional de Basquete (LNB). Além do torneio nacional, a equipe palestrina disputa o Estadual Sub-19, com retorno previsto já para este mês de agosto.