Verdão apresenta elenco da base do basquete para 2017 com grandes mudanças
Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação
A Sociedade Esportiva Palmeiras apresentou na noite da última sexta-feira (10) os atletas que disputarão os torneios de base pelo clube em 2017. Neste ano, o Verdão contará com quatro categorias no basquete – Sub-13, Sub-15, Sub-17 e Sub-19 –, uma grande novidade em relação à temporada passada, que teve os times Sub-12, Sub-14 e Sub-16 nas competições estaduais.
A apresentação dos atletas da casa e recém-chegados teve de tudo. Sob a mediação de um palestrante parceiro do departamento de basquete, o discurso enalteceu a implantação das novas metodologias de trabalho, regras a serem seguidas e demais informações que visam contribuir com o futuro dos atletas palmeirenses.
“Fizemos uma remodelação estrutural grande no departamento para focar mais no clube, dar oportunidade aos sócios. Nosso trabalho também será mais duro, sempre com o objetivo de jogar basquete com excelência. Jogar mal e sair campeão não nos serve, nem um trabalho em curto prazo. Prometemos muito treino e sacrifício para fazê-los jogar um basquetebol de qualidade e, em consequência, conquistar títulos com um jogo de encher os olhos”, disse Alejandro Audinino, diretor da modalidade.
Com a extinção das categorias pares, a divisão dos treinadores ficou da seguinte maneira: Willians Manzini, atual campeão do Torneio da G.S.P. (Grande São Paulo) e do Estadual pelo Sub-13, segue à frente da equipe. Adagoberto Aguiar, o Adaga, treinará o Sub-15 e o Sub-17. Por fim, Felipe Santana, o Filé, continua no comando do Sub-19 após excelentes trabalhos com os garotos nas últimas temporadas.
“Esse sistema de divisão de categorias ímpares já existe no regulamento da FIBA e é praticado na Europa e nos EUA. Trouxemos esse projeto para proporcionarmos aos meninos um trabalho mais eficiente, com maior amadurecimento em dois anos na mesma categoria. Estudamos a implantação deste projeto por um ano, e, além de ser inédito em São Paulo, os pontos positivos são maiores em relação aos negativos, que são praticamente nulos neste estudo”, explicou Filé, um dos mentores do projeto.
As competições de base do basquete estão previstas para começar no mês de março – G.S.P. e Estadual. O Verdão conquistou recentemente os títulos destes campeonatos com as categorias Sub-13, Sub-15 e Sub-19, e, além disso, ficou com o terceiro lugar do Aberto Masculino de Basquete utilizando o time Juvenil, no ano passado – o torneio é composto por equipes adultas de São Paulo.