Verdão faz Flamengo ferver no Palestra, mas sofre revés em duelo equilibrado

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação _ Toyloy cravou boas bolas diante da equipe carioca e somou 17 pontosO ginásio Palestra Italia, mais uma vez, ferveu graças ao Palmeiras/Meltex. Em duelo acirrado e decidido somente no final, o basquete do Verdão fez ótima partida diante de mais de mil torcedores, mas acabou derrotado contra o Flamengo, por 89 a 85, na noite desta quinta-feira (12). Foi somente o segundo revés sofrido pela equipe no NBB7 atuando em sua quadra.

O cestinha da equipe foi Fabrício, com 18 pontos – Toyloy anotou 17, Stanic 15 e Neto 14. Maxi Stanic, com sete assistências, também destacou-se pelo lado do Palmeiras. Com o resultado, o time alviverde acumula agora 11 vitórias e 12 derrotas, e permanece na oitava colocação do Novo Basquete Brasil 7.

O Palmeiras/Meltex volta à quadra daqui duas semanas, no dia 24 de fevereiro, às 19h30, contra o Paulistano, no ginásio Antônio Prado Junior, em São Paulo (SP). A partida será transmitida ao vivo pelo SporTV. 

O jogo

Em primeiro quarto acirrado e disputado ponto a ponto, o “monstro” Toloy começou inspirado e, líder de enterradas do NBB7, iniciou a partida anotando os quatro primeiros pontos do Verdão em duas belas cravadas. O lance que mais levantou a galera, no entanto, foi quando Maxi Stanic recuperou a bola no ataque, passou por baixo das pernas do marcador já caído e lançou Fabrício, que não desperdiçou. A etapa terminou com vantagem do Flamengo: 17 a 21.

No segundo período, o Palmeiras começou sua reação e anotou 13 pontos em sequência, diminuindo a diferença pouco a pouco até passar à frente no placar pela primeira vez na partida e ainda abrir vantagem (30 a 24). Com atuação quase impecável ofensiva e defensivamente, o Palmeiras/Meltex fechou o quarto em 26 a 16 (43 a 37 no placar geral). Até então, Fabrício e Toyloy juntos eram responsáveis por 26 dos pontos do Palestra na partida.

O Flamengo reequilibrou o jogo após o intervalo, e os dois times passaram a se revezar na liderança do terceiro período. A torcida, que não parou de cantar por um segundo empurrando o Verdão para cima do adversário, aplaudiu ainda mais quando Átila conseguiu cravada essencial restando um minuto no relógio. Em contra-ataque mortal, no finzinho, Neto fez a bandeja que levou as duas equipes para o quarto decisivo com empate em 65 a 65.

Fabrício abriu o último quarto com bela cesta de três, que teve sequência em chute de Stanic, também de fora. O Flamengo mostrava bom aproveitamento nas bandejas e lances livres, sempre perseguindo de perto o Palmeiras/Meltex no marcador e, às vezes, passando à frente. Com quatro minutos restantes, o visitante liderava por cinco pontos, até que bola de três de Stanic devolveu o time para o jogo. Com um minuto, o Flamengo vencia por um ponto.

O Verdão, então, teve de apelar para as faltas em busca de mais um contra-ataque salvador para tentar a virada. Com 87 a 84 para o rival e 17 segundos no relógio, o time ainda lutou até a última bola. Gianella, nos lances livres, diminuiu para 87 a 85, mas o time foi obrigado a cometer nova falta e parar o tempo. No fim, precisando arriscar de três, a vitória escapou literalmente nos segundos finais.

Clique aqui e confira as imagens da partida!