Verdão fica perto da vitória em Macaé-RJ, mas sofre a derrota no final
Heron Ledon
Departamento de Comunicação
O Palmeiras/Meltex foi superado pelo Macaé Basquete na noite desta terça-feira (25), por 77 a 72, pela sétima rodada do NBB 7. No ginásio Juquinha, em Macaé-RJ, o Verdão fez uma partida equilibrada com os donos da casa e conseguiu a virada nos minutos finais do certame. No entanto, o adversário correu atrás e aproveitou as oportunidades para colocar-se à frente e assegurar o triunfo. O pivô americano Steven Toyloy foi o cestinha palestrino com 17 pontos. O ala Diego saiu de quadra com um duplo-duplo – dez pontos e dez rebotes. O conjunto verde e branco possui três vitórias e três reveses no torneio.
Os primeiros minutos de jogo foram equilibrados. O Alviverde teve os seus principais pontos oriundos das cravadas do pivô Toyloy – que, na vitória contra o Basquete Cearense, superou a marca das 100 enterradas no NBB, algo alcançado apenas por outros nove atletas. No decorrer do embate, os donos da casa aproveitaram os erros de ataque palmeirenses para despontar no placar. Nico Gianella conseguiu um bom chute de três e Diego, dois lances livres no fim da etapa inicial, colocando o time próximo ao rival na pontuação: 24 a 17.
Grande parte do segundo quarto não foi boa para o Verdão. Comparada ao período anterior, porém, os palestrinos diminuíram as ações do oponente, que tiveram mais dificuldades para pontuar. Conforme o tempo passava, o Palmeiras/Meltex conseguiu os tentos com um arremesso longo de Neto e outros dois pontos de Jhonatan. Nas jogadas finais antes do intervalo, a equipe verde e branca buscou uma maior recuperação e venceu a etapa por 19 a 17 com as contribuições de Toyloy e Douglas Nunes, principalmente, nos lances livres (o marcador geral apontava 41 a 36 para os macaenses).
O Alviverde começou com tudo o terceiro período. Embalado pelas assistências de Maxi Stanic, o time despontou no placar, sobretudo, com Diego – Gianella e Toyloy, com uma cravada, também contribuíram. Após metade do tempo, o ritmo da produção palestrina caiu e o adversário voltou a administrar a vantagem aos poucos. Novamente nos últimos instantes, o conjunto palmeirense tornou a reagir, com Stanic e Douglas Nunes, e triunfou a parcial por 20 a 18 (59 a 56 para os mandantes).
Os cinco primeiros minutos da etapa derradeira foram muito pouco produtivos para ambas as equipes. Os times só melhoraram os seus aproveitamentos conforme o final se aproximava. O Verdão, enfim, conseguiu a virada com um chute longo de Maxi e outros dois pontos de Toyloy. Logo em seguida, o armador argentino acertou outro arremesso distante para o grupo da capital paulista. Todavia, os detalhes e a eficiência nos segundos finais decidiram a vitória para os macaenses – 18 a 16 no período e 77 a 72 no geral.
O próximo compromisso do Palmeiras/Meltex está marcado para as 21h desta quinta-feira (27), contra o Flamengo, no ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro-RJ. O time mais uma vez fora de casa – no dia 07, contra o Mogi das Cruzes/Helbor – antes de voltar a atuar no ginásio Palestra Italia. No território verde e branco, os palmeirenses encaram o Paulistano/Unimed no dia 09 e a Liga Sorocabana no da 11.