Verdão perde fora, mas projeta reação em sequência de jogos no Palestra
Agência Palmeiras
Jairo Giovenardi
O Palmeiras/Meltex fez um grande jogo diante do São José/Unimed, nesta terça-feira (25), em São José dos Campos. Após tirar uma diferença de 10 pontos, a equipe alviverde chegou a virar no último quarto, mas o time da casa reagiu e fechou o jogo em 92 a 79.
O resultado adverso não mudou a posição do Palmeiras/Meltex na tabela de classificação do Novo Basquete Brasil 6. Com 12 vitórias, o Verdão se mantém na 11ª posição, ou seja, firme na briga pelos Playoffs da competição nacional.
Ainda restam duas rodadas para o fim da fase de classificação, com Mogi das Cruzes, Macaé Basquete, Minas e Palmeiras/Meltex na briga por duas vagas entre os 12 melhores da competição. O alviverde, porém, tem um jogo a menos em relação à Mogi e Macaé, e por isso enfrentará Pinheiros, Espírito Santo e a equipe do Minas nos próximos dias 27/03 (quinta), 01/04 (terça-feira da semana que vem) e 03/04 (quinta-feira).
O Palmeiras/Meltex, portanto, só depende de suas forças para alcançar a inédita vaga nos Playoffs do principal torneio entre clubes brasileiros. Quando participou pela primeira vez do NBB, em 2012/2013, o Verdão não conquistou a classificação.
Contra o São José, no lotado Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos, os comandados do técnico Betão mostraram que lutarão muito para confirmarem a vaga na segunda fase do NBB 6.
Apesar de um bom início do time da casa, com quatro cestas seguidas do experiente pivô da seleção brasileira, Caio Torres, que encerrou a partida com 17 pontos, o Palmeiras/Meltex reagiu e terminou o primeiro quarto somente cinco pontos atrás, 24 x 19.
No segundo período, as bolas do americano Tyrone Curnell, cestinha do jogo, com 24 pontos, começaram a entrar e o time palmeirense passou a assustar a torcida anfitriã.
Ao São José, porém, restou a felicidade de poder converter chutes da linha dos três pontos. Jefferson e Quezada conseguiram finalizar com precisão e a vantagem no primeiro tempo ficou em oito pontos, 46 x 38.
No terceiro quarto, o São José pontuou menos, devido à forte marcação palmeirense, que teve em Maxi Stanic, Tyrone e Fabrício como seus grandes destaques. Juntos, os três atletas pegaram 23 rebotes. Desta forma, o time da casa fez somente 15 pontos (o Palmeiras/Meltex fez 16).
No último período, os armadores Neto e Stanic que jogou com um óculos especial para proteger os olhos (devido à forte pancada sofrida no jogo contra a Liga Sorocabana), levaram a defesa do São José à loucura, com lances de pura genialidade.
Neto, que somava apenas seis pontos no jogo, acertou três chutes seguidos de três, com assistências de Stanic, com 10 no total. Além de superar sua média de pontos por partida (15), Neto ajudou a equipe palmeirense a virar o jogo, 61 x 62.
Foi aí, porém, que o São José cresceu na partida, com o apoio de seu torcedor e bolas de três de Dedé, Laws e Alex. Rapidamente o time comandado pelo experiente Luiz Zanon abriu 10 pontos de vantagem e conseguiu manter o ritmo até o fim.
O quarto período terminou 31 x 25 para o São José, com o time do Palmeiras/Meltex lutando até o fim em busca da reação, em mais um grande duelo do NBB 6. Já nesta quinta-feira (27), a partir das 20h, no Ginásio Palestra Italia, o Verdão receberá o Pinheiros, em partida que também promete ser muito disputada.
O twitter @PalmeirasMeltex transmite as emoções dos jogos do basquete alviverde em tempo real. Nesta quinta, mais um duelo, a partir das 19h50.