Verdão sofre primeiro revés no Novo Basquete Brasil
Agência Palmeiras
Jairo Giovenardi
O Palmeiras/Meltex foi surpreendido neste sábado (16), no Ginásio Palestra Italia, pelo Winner/Kabum Limeira, que venceu por 85 x 67, em jogo válido pela segunda rodada do Novo Basquete Brasil 6.
Após dois jogos, com uma vitória (diante de Bauru) e uma derrota, o Palmeiras/Meltex já pensa no compromisso da próxima quinta-feira (21), às 21h, novamente em casa, contra o Flamengo. O horário do jogo, aliás, foi alterado devido a um pedido da emissora detentora dos direitos de transmissão.
Diante de Limeira, o Verdão fez um jogo equilibrado, mas a boa atuação da equipe adversária em dois períodos (primeiro e último) fizeram a diferença.
No primeiro quarto, a bola teimou em não entrar e o Palmeiras/Meltex fez apenas oito pontos, média bem abaixo do normal. Enquanto isso, Limeira foi bem ao ataque, principalmente contando com a estrela de David Jackson, cestinha do jogo com 34 pontos. Assim, o Winner fechou o primeiro quarto na frente, 20 x 8.
No segundo período, o Verdão conseguiu finalmente equilibrar as ações, mas antes disso chegou a ficar 18 pontos atrás do marcador, graças às jogadas de Teichmann, que anotou um double-double ainda no primeiro tempo, com 11 pontos e 11 rebotes.
Sem Caleb Brown, que deixou a quadra machucado, o técnico Ênio Vecchi mexeu no time, mas viu as boas atuações de Neto, Guto e Thyago Aleo, que fizeram a diferença baixar para apenas cinco pontos após duas bolas de três de Guto. No fim, o time encostou ainda mais e o primeiro tempo terminou com o placar de 35 x 31 para o Winner/Kabum Limeira.
No segundo tempo, o Palmeiras/Meltex iniciou o jogo disposto a virar e vencer a partida. Com Wiggins, cestinha do time com 15 pontos, e Tyrone, que anotou outros 12, o time virou para 37 x 36.
Aos poucos, porém, o bom ataque de Limeira funcionou, e a bola do Palmeiras/Meltex voltou a não entrar, em lances livres de Átila dos Santos e Wiggins, e também em simples jogadas de dois pontos.
O jogo ganhou em emoção e o placar de 49 x 48, favorável ao time do interior de São Paulo, dava mostras de que o duelo seria decidido somente no fim.
Mas Limeira voltou a abrir, desta vez pouco, é verdade. Foram quatro pontos, 54 x 50, mas necessários para a equipe visitante ter mais tranquilidade para iniciar o quarto e último período do jogo.
O começo do quarto, aliás, foi tão importante para Limeira quanto o início do jogo, já que o time abriu vantagem de sete pontos e soube administrá-la.
Quando restavam pouco mais de três minutos para o fim a diferença foi para 10 e o Verdão não conseguiu reagir, mesmo contando com o apoio da torcida, mais uma vez presente.
Com pontos importantes de Jackson e Renato Lamas, Limeira fechou o jogo em 85 x 67 e chegou à sua segunda vitória na competição nacional (venceu Pinheiros na estreia, também na capital).
Agora, o Palmeiras/Meltex já pensa no Flamengo, adversário da próxima quinta-feira (21), dia em que o Palestra Italia receberá em seu ginásio um dos grandes clássicos do campo.