Verdão sofre terceiro revés no Campeonato Paulista de Basquete
Agência Palmeiras
Jairo Giovenardi
No terceiro jogo consecutivo no Ginásio Palestra Itália, o Palmeiras/Meltex foi superado pelo Mogi das Cruzes/Helbor, por 70 x 58, e terminou a 9ª rodada do Campeonato Paulista de Basquete na quarta colocação. Essa foi a terceira derrota do time comandado pelo técnico Ênio Vecchi no Estadual.
Agora, a equipe alviverde terá novos adversários de peso pela frente na reta final do primeiro turno e início do returno, já que primeiro enfrentará XV/Raizen/Unimed/Unimep/Selam e Paulistano/Unimed, e depois iniciará a caminhada no segundo turno diante de Vivo/Franca e São José/Unimed/Vinac. As quatro partidas serão disputadas fora de casa.
O Palmeiras/Meltex iniciou o jogo diante de Mogi das Cruzes com um desfalque considerável: o americano Tyrone Curnell, maior pontuador e reboteiro do time, e um dos cestinhas do torneio, fraturou um dos dedos da mão direita, e ficará em recuperação por pelo menos quatro semanas.
Mesmo sem Tyrone, a equipe alviverde foi para cima e abriu 6 x 0 no primeiro quarto, após mais de dois minutos de muito estudo em quadra por parte dos dois times. Aos poucos, porém, a equipe visitante passou a controlar as ações e fez a vantagem palmeirense diminuir.
No fim do primeiro quarto, o jogo terminou empatado em 13 pontos, uma pontuação baixa para os times que já ocupavam as primeiras posições na tabela de classificação antes mesmo do duelo.
No segundo quarto, equilíbrio total, com pontos anotados na sequência pelas duas equipes. Quando Mogi abria, o Palmeiras/Meltex buscava a reação. E assim acontecia do outro lado.
O pivô Átila dos Santos marcou pontos importantes e foi o grande destaque do time alviverde. Tiagão, com pelos menos três rebotes defensivos seguidos, não ficou atrás.
No fim, porém, dois lances livres deram a vantagem de 14 a 12 para o Mogi das Cruzes/Helbor, 27 a 25 no total.
No retorno, o bom desempenho nos primeiros minutos do segundo tempo foi determinante para a vitória de Mogi. Mais atento e errando menos, a equipe dominou as ações, contou com erros de ataque do Palmeiras/Meltex, e chegou a abrir 14 pontos de vantagem.
Inspirado, Marcão recolocou aos poucos o time alviverde no jogo. Mas não era suficiente, já que para buscar a reação alguns descuidos aconteceram e o Mogi se manteve à frente.
Com 48 a 35, o Mogi das Cruzes esperou um Verdão mais agressivo no último quarto e viu pontos importantes de Guto, Marcão e Neto (maior pontuador palmeirense, com 14 em toda a partida). Mas eles não foram insuficientes, já que Diego Alemão, cestinha do jogo, com 18 pontos, sobrou na partida, e fez a festa da torcida de Mogi, também presente ao ginásio.
Apesar de tirar sete pontos no último quarto, o Palmeiras/Meltex voltou a cometer erros no ataque, abriu espaços e o adversário abriu. Com o cronômetro zerado, a alegria foi de Mogi, que fechou a partida em 70 a 58, e pulou para a vice-liderança do Paulista de Basquete (Paschoalotto/Bauru segue na primeira posição).
Novamente sem Tyrone, o Palmeiras/Meltex, quarto colocado na competição, com 15 pontos, volta a jogar no próximo sábado (31), às 15h, contra o XV/Raizen/Unimed/Unimep/Selam. O jogo válido pela 10ª rodada será disputado na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo.