Agência Palmeiras
Heron Ledon
Este domingo (10) foi mais um dia de festa aos garotos do basquete do Palmeiras. O sub-15 tinha a árdua tarefa de vencer o Pinheiros por mais de quatro pontos de diferença e, com determinação do começo ao fim, foi o que conseguiu. Placar final no Ginásio Palestra Italia: 65 a 53 para o Verdão, campeão do Campeonato da Grande São Paulo – assim como o sub-14 e o sub-12 alviverdes.
O direito de sediar os duelos do quadrangular final da competição já foi conseguido de forma emocionante contra o próprio Pinheiros. Na fase de classificação, o time verde e branco tinha de vencer por mais de dois pontos, fato conquistado nos últimos segundos de partida.
E não foi diferente neste domingo (10). A equipe havia derrotado o Barueri por 70 a 72 e perdido para o Círculo Militar de São Paulo por 69 a 66, no último final de semana, e precisava do triunfo por, ao menos, cinco tentos de diferença para ficar com o ouro do torneio. Em um jogo equilibrado, o Palmeiras fez melhor, aproveitou o apoio da torcida palestrina e emplacou 65 a 53.
O título coroa o bom desempenho alviverde no campeonato. Os garotos tiveram um total de 23 vitórias e dois reveses, com 1978 pontos marcados e 1149 sofridos – médias de 79,1 e 45,9, respectivamente. “A vitória de hoje foi de superação. Ganhamos com garra, vontade determinação, e os garotos estão de parabéns”, afirma o comandante Willians Manzini, que jogou na base do Verdão nos anos 90 e é o técnico do também campeão sub-12.
Mais uma vez, o armador Yago dos Santos foi o cestinha do duelo, com 27 pontos – no título do sub-14, foi o principal, com 18. O jogador, principal destaque dos títulos das duas categorias, fez 16 partidas pelo sub-15 neste torneio e 163 tentos.
Neste sábado (9), o sub-14 palmeirense consagrou-se bicampeão da GSP, contra o Pinheiros, no Palestra. Antes deles, a garotada do sub-12 também faturou a competição, no dia 2 deste mês. Os três times estão garantidos na disputa do Estadual, que acontece neste ano, mas ainda sem datas definidas. E ainda, o sub-17 e o sub-16 palestrinos estão na final do Campeonato Estadual.