Departamento de Comunicação

O Palmeiras começou na manhã desta terça-feira (01), na Academia de Futebol, a preparação para a partida contra o Red Bull Bragantino, no sábado (05), às 16h30, no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP), pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. No último fim de semana, o Verdão derrotou o Atlético-MG por 2 a 1, com dois gols de Raphael Veiga, em Campinas (SP).

Após ativação no centro de excelência, os jogadores foram a campo e fizeram um trabalho técnico de aproximação, marcação e posse de bola, com duas equipes (sem goleiros) e três minimetas dispostas nas linhas de fundo. Na sequência, também com dois times, foi colocada em prática uma atividade técnica com outras dinâmicas e com a presença de arqueiros. No final, alguns atletas realizaram complementos físicos.

O goleiro Marcelo Lomba e o lateral-direito Mayke seguem em processo de transição física – o primeiro, inclusive, participou de grande parte do treino com o elenco. As novidades foram o atacante Estêvão e o lateral-direito Marcos Rocha, que começaram o período de transição com o Núcleo de Saúde e Performance – ambos cumpriram cronograma interno e também no gramado. Por fim, o lateral-esquerdo Piquerez avançou em seu tratamento e fez movimentações no campo com a fisioterapia, enquanto o goleiro Weverton realizou um trabalho interno, passou por avaliações e não teve detectada nenhuma lesão nos dedos da mão direita.

Marcos Rocha iniciou o período de transição física (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Depois do treino, o meio-campista Gabriel Menino, que retornou ao time contra o Atlético-MG após lesão na coxa esquerda, falou sobre a volta e valorizou o trabalho do estafe alviverde. “Uma lesão é sempre difícil. Eu fiquei desanimado, triste. Vocês até postaram uma foto em que eu estava barbudo, cabeludo (risos). Você desanima de ficar fora, por deixar seus companheiros lutando pelo título e não estar 100% para ajudá-los. Mas, graças a Deus, os fisioterapeutas e os médicos do Palmeiras fizeram um excelente trabalho e hoje estou de volta com o grupo e após uma vitória sobre uma grande equipe, que é o Atlético-MG. Seguimos vivos na disputa pelo título do Brasileiro”, disse o camisa 25, que elogiou também a união e a competividade interna do grupo palestrino.

O meio-campista Gabriel Menino durante treinamento na Academia de Futebol (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

“Desde que fomos eliminados da Libertadores, encaramos cada jogo do Brasileiro como uma final. Faltam dez jogos, dez finais. Todo mundo está preparado, focado, porque a gente quer nosso terceiro campeonato consecutivo. Esse grupo é muito unido, tem muita competitividade aqui dentro, o nível aumentou muito. A cada treino e a cada jogo todo mundo quer dar o seu melhor, quer aparecer. O clima ficou mais agradável, todo mundo está competindo entre si, mas respeitando um ao outro para dar o melhor para o Palmeiras”, destacou.

No Profissional desde 2020, Gabriel soma 238 jogos, 20 assistências e 18 gols pelo Maior Campeão do Brasil, sendo 41 confrontos e duas bolas na rede na atual temporada. No momento, ele é o 70º que mais atuou na história do clube, atrás de Chinesinho, Djalma Dias e Rodrigues Tatu, com 240.

No primeiro turno, no Allianz Parque, o Palmeiras venceu o Bragantino por 2 a 1, com gols de Rony e Raphael Veiga. Menino projeta mais um embate difícil no interior paulista. “Lá em Bragança é sempre um jogo difícil. A gente vai encarar o Bragantino como mais uma final. É um time que nos dá muito trabalho, cheio de jovens que também querem mostrar o seu futebol. Mas estamos brigando pelo título e temos de buscar os três pontos”, finalizou.