Ex-jogador do Verdão Valdemar Carabina faleceu na Bahia

Agência Palmeiras
Fernando Galuppo

Faleceu, no início da noite deste domingo (22), aos 78 anos, o ex-zagueiro e ídolo do Verdão Valdemar Carabina, no Hospital São Raphael, em Salvador, na Bahia. Desde 2005, Valdemar dos Santos Figueira, sofria do Mal de Alzheimer.

Carabina chegou ao Palmeiras em 1954, vindo do Clube Atlético Ypiranga. Nos aspirantes, suas atuações logo chamaram a atenção do técnico Claudio Cardoso que o levou para o time principal.

No dia 16/5/1954, fez a sua estreia no time de cima do Palmeiras, no clássico diante do São Paulo F.C., no estádio do Pacaembu, pelo Torneio Rio São Paulo. Na ocasião, a vitória foi palmeirense por 1 a 0.

Defendeu o Palmeiras por 12 anos. Foi o titular da zaga palmeirense na equipe mais fantástica da história do Palmeiras, batizada como “Academia de Futebol”, em 1965, quando todo o elenco alviverde vestiu a camisa amarela da seleção brasileira e venceu o Uruguai por 3 a 0, na inauguração do estádio do Mineirão. Carabina foi três vezes Campeão Paulista: 59,63 e 66. Além da Taça Brasil de 60 e do Torneio Rio-São Paulo de 1965. Pela seleção brasileira, disputou 2 partidas oficiais.

Valdemar Carabina ainda chegou a ser técnico do Palmeiras em 1987.