Fora de casa, Verdão bate Mirassol por 2 a 0 e assegura 100% de aproveitamento

Bruno Alexandre Elias
Departamento de Comunicação

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Borja abriu o placar para o VerdãoO Palmeiras encarou e venceu o Mirassol por 2 a 0 na noite deste sábado (10), com gols de Borja e Dudu, em pleno Estádio José Maria de Maia, em Mirassol (SP). Com o resultado favorável, o Verdão lidera a tabela geral do Campeonato Paulista, com 18 pontos, e mantém o incrível retrospecto com 100% de aproveitamento.

Além do Mirassol, as outras cinco partidas que o Alviverde havia vencido no Estadual foram diante do Santo André (3 a 1), Botafogo (0 a 1), Red Bull (2 a 1), Bragantino (2 a 0) e Santos (2 a 1). E os números impressionantes não param por aí: o clube palestrino é dono do melhor ataque (12 gols) e também da defesa menos vazada (com apenas três gols sofridos).

A partida teve um sabor especial para os meio-campistas Tchê Tchê e Thiago Santos – ambos completaram 100 jogos trajando o manto esmeraldino. O dono da camisa de número oito possui 58 vitórias, 19 empatese e 23 derrotas (cinco gols marcados), enquanto o camisa 5 possui 50 vitórias, 23 empates e 27 derrotas (quatro gols marcados). Além disso, a dupla foi fundamental no time que conquistou o Campeonato Brasileiro de 2016.

Não foram só Tchê Tchê e Thiago Santos que alcançaram uma marca expressiva vestindo a camisa do Verdão nesta partida diante do Mirassol. O atacante Keno chegou a 60 jogos, Michel Bastos – hoje na lateral esquerda – chegou à sua 40ª partida, e o zagueiro Antônio Carlos completou 15 embates pela equipe palestrina.

Ao completar 41 jogos diante do Mirassol, aliás, o goleiro Jailson ampliou uma marca expressiva: fez sua 27ª atuação consecutiva sem saber o que é perder e também comemorou individualmente. O detalhe curioso é que o arqueiro palestrino possui uma única derrota em todos os seus jogos pela agremiação alviverde.

O Palmeiras volta a jogar na próxima quinta-feira, às 21h (de Brasília), no Allianz Parque, onde irá enfrentar o Linense em busca do 7ª triunfo consecutivo.

O jogo

O Palmeiras deu início à partida em ritmo cadenciado, trabalhando bem a posse de bola e visando a criação de jogadas promissoras. A principal novidade no time foi a escalação de Michel Bastos para a lateral esquerda, no lugar de Victor Luis (que vinha atuando constantemente na posição).

Nos minutos iniciais, o time da casa até conseguiu exercer certa pressão sobre o Palmeiras, se impondo no campo ofensivo. O maior susto veio aos 21, quando Baggio aproveitou rebote de uma grande defesa de Jailson. Por sorte, Lucas Lima estava em cima da linha para salvar o Palmeiras daquilo que seria um gol certo.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Lucas Lima salvou um gol em cima da linha e vibrou

Poucos minutos depois, aos 23, foi a vez do Verdão atacar e dar trabalho para a defesa do Mirassol. Frente a frente com o goleiro, Borja aproveitou a assistência de Lucas Lima e não desperdiçou a chance, batendo de pé direito com muita força. (Mirassol 0x1 Palmeiras)

Com a vantagem no placar, o Verdão administrou o resultado e ainda criou algumas chances ao longo da etapa inicial com Dudu e Willian. Felipe Melo também se destacou nos primeiros 45 minutos pelos desarmes e passes aos companheiros, além de um belo drible em seu marcador, afastando o perigo com categoria.

No segundo tempo, o Verdão voltou com o mesmo time da etapa anterior, e continuou investindo na posse de bola e nas jogadas ensaiadas, enquanto o adversário se manteve na retaguarda, trancando na defesa.

E dessa forma o segundo tempo se encaminhou quase por completo. As substituições vieram em momentos distintos da partida: aos 21, Keno entrou no lugar de Willian. Aos 27 minutos, foi a vez de Gustavo Scarpa entrar no lugar de Lucas Lima. 

Com domínio pleno portanto, durante toda a segunda etapa, o Palmeiras ainda sofreu um pênalti aos 40 minutos, que foi convertido pelo capitão Dudu. O dono da camisa 7 balançou as redes pela segunda vez na temporada. (Mirassol 0x2 Palmeiras)

Dessa forma, o Alviverde segurou a vitória fora de casa (sua 6ª na temporada), e ainda deu tempo de Tchê Tchê, que completou 100 jogos, sair aos 44 minutos para entrar Thiago Santos, que curiosamente também chegou à mesma marca do camisa 8 diante do Mirassol.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Dudu marcou o segundo e fechou a contagem: Mirassol 0x2 Palmeiras

Palmeiras: Jailson, Marcos Rocha, Antônio Carlos, Thiago Martins e Michel Bastos; Felipe Melo e Tchê Tchê (Thiago Santos – 43'/2ºT); Dudu, Lucas Lima (Gustavo Scarpa – 27'/2ºT) e Willian (Keno – 21'/2ºT); Borja. Técnico: Roger Machado.

Gols: Borja, 23'/1ºT (0-1); Dudu, 40'/2ºT (0-2).

Cartão amarelo: Antônio Carlos.