Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação
O bom filho a casa torna. Gabriel Jesus, cria da base palmeirense, encantou os mais de 40 mil torcedores brasileiros no Allianz Parque ao marcar dois gols na vitória do Brasil por 3 a 0 diante do Chile, nesta terça-feira (10), pela rodada final das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2018.
Após mais de 10 meses de sua última exibição pelo Palmeiras na arena (em 27 de novembro de 2016, no jogo do título brasileiro do Verdão contra a Chapecoense), o 9 da Seleção se tornou o segundo maior artilheiro desde a inauguração do Allianz Parque, em novembro de 2014, com 13 gols. O ex-camisa 33 alviverde ultrapassou Rafael Marques, com 12 tentos, e só fica atrás do atacante Dudu, líder da lista com 20.
Em entrevista ao Site Oficial do Palmeiras, Jesus comemorou mais um feito na casa palestrina, local que o projetou para o mundo do futebol. “É de felicidade imensa poder continuar a atingir marcas no Allianz Parque. Foi aqui que tudo começou para mim”, disse.
Nas partes externas e internas do Allianz Parque, muitos dos torcedores do Verdão presentes ao jogo carregavam às costas nome e número utilizados pelo atacante no clube. Gabriel agradeceu o grande carinho que até hoje recebe dos alviverdes. “É muito bom esse carinho da torcida palmeirense. Ter meu nome e minha pessoa na lembrança deles mostra que tudo o que fiz com a camisa do Palmeiras não foi em vão”, destacou.
Natural do Jardim Peri, na Zona Norte de São Paulo, Gabriel Jesus foi captado pelas categorias de base do clube em 2012, mas passou a chamar a atenção dos palmeirenses no time Sub-17, em 2014, ao quebrar o recorde de gols do Campeonato Paulista da categoria marcando 37 vezes em 22 jogos. Pouco tempo depois, disputou a Copa São Paulo de 2015 pelo Sub-20 e chegou às semifinais do torneio como artilheiro do Verdão, com cinco tentos.
Não demorou muito para Gabriel ascender ao Profissional de forma definitiva. O debute na equipe principal alviverde ocorreu em março de 2015, na vitória por 1 a 0 contra o Bragantino, pelo Campeonato Paulista. No mesmo mês, o atacante teve seu primeiro contato com a Seleção Brasileira na disputa de torneio amistoso na Áustria pelo time Sub-20, mas a grande chance veio em maio, na conquista do vice-campeonato mundial da categoria, na Nova Zelândia.
A participação em sete jogos da Copa do Mundo Sub-20 com um gol rendeu a Jesus uma vaga na Seleção que disputaria os Jogos Olímpicos Rio 2016. Ainda em 2015, marcou seu primeiro tento pelo Palmeiras diante do ASA-AL, pela Copa do Brasil, competição cuja qual o clube foi tricampeão naquele ano. O saldo na temporada de estreia como profissional pelo Alviverde foi positivo: foram 37 partidas, sete gols, um título e o posto de “atleta revelação do Brasileirão”.
No ano seguinte, sua carreira decolou. Na Libertadores da América, herdou a 12 de São Marcos. Nas Olimpíadas, foi um dos protagonistas da conquista inédita da medalha de ouro da Seleção Brasileira ao atuar em todas as partidas do certame, fator que lhe rendeu lugar na equipe nacional principal na disputa das Eliminatórias. Jesus, inclusive, Não se esqueçam de mim porque não me esquecerei de vocês”.
Palmeiras é referência no futebol de base
Com ótimas campanhas nas competições estaduais de base, o Palmeiras renovou neste ano o Certificado de Clube Formador na categoria A, título que mantém o Verdão como referência na formação de atletas no Brasil. Parte deste trabalho se reflete na recente convocação de quatro atletas palestrinos para a Copa do Mundo Sub-17, bem como na constante presença de jogadores do Sub-15 nas listas preparatórias para o Sul-Americano, em novembro.
No Paulista, o Verdão detém as melhores campanhas no Sub-11 e Sub-15, que buscam o bicampeonato da competição – mesma situação do Sub-13. O time Sub-20 também briga pela melhor campanha no geral e inicia a disputa das oitavas de final nesta sexta (13), contra o São Bernardo. O projeto de integração entre base e profissional adotado no clube também tornou-se referência nacional, com ações que visam facilitar a transição dos atletas entre categorias.
Confira a lista dos 13 gols marcados por Gabriel Jesus no Allianz Parque:
Palmeiras 3×2 Joinville – Campeonato Brasileiro 2015 (dois gols)
Palmeiras 1×2 Nacional-URU – Taça Libertadores 2016 (um gol)
Palmeiras 2×0 São Bernardo – Campeonato Paulista 2016 (um gol)
Palmeiras 4×0 Atlético-PR – Campeonato Brasileiro 2016 (dois gols)
Palmeiras 2×0 América-MG – Campeonato Brasileiro 2016 (dois gols)
Palmeiras 4×0 Figueirense – Campeonato Brasileiro 2016 (dois gols)
Palmeiras 1×1 Flamengo – Campeonato Brasileiro 2016 (um gol)
Brasil 3×0 Chile – Eliminatórias da Copa do Mundo 2018 (dois gols)