Departamento de Comunicação

O goleiro Kaique e o atacante Giovani, do Palmeiras, foram convocados por Ramon Menezes, técnico da Seleção Brasileira Sub-20, para a disputa do Torneio Internacional em Punta Del Leste, no Uruguai. A competição será realizada entre os dias 4 e 10 de setembro e terá formato de quadrangular, tendo Brasil, Uruguai, Argentina e Uzbequistão como participantes.

O torneio realizado em Punta del Leste faz parte da preparação para o Torneio Conmebol Sub-20, que será realizado em 2023 e define os participantes sul-americanos da Copa do Mundo Sub-20. A competição mundial acontece no segundo semestre do próximo ano, na Indonésia.

“Muito feliz por esta convocação maravilhosa. Fiquei chateado com a lesão que tive, mas estou voltando e agora é continuar firme com os trabalhos para chegar lá e cumprir bem o meu papel. Ir para a Seleção é um sonho de criança, um objetivo desde quando cheguei ao Palmeiras. Pude ir na Sub-16, na Sub-17 e na Sub-20. É uma grande alegria para mim e minha família”, celebrou Giovani.

Giovani comemora gol na goleada sobre o Monte Azul, pelo Paulista Sub-20 (Foto: Fabio Menotti)

Esta é a segunda vez que Kaique e Giovani são convocados para a Seleção Sub-20 em 2022. Em março, a dupla palestrina integrou o grupo da Amarelinha que disputou jogos preparatórios em Salvador-BA. Tanto o goleiro quanto o atacante participaram da conquista da Copa São Paulo de Futebol Júnior, em janeiro.

Na categoria Sub-17, o Verdão já teve sete atletas convocados para a Seleção neste ano: o goleiro Cesar, os zagueiros Fellipe Jack e Vitor Reis, o lateral direito Kauan Firmo, o lateral esquerdo Inácio, o volante Figueiredo, o meia Luis Guilherme e o atacante Endrick.

O Palmeiras foi o time brasileiro que mais cedeu jovens para a Seleção nos últimos cinco anos. Em 2017, primeiro ano da lista, foram 18 nomes no total. Em 2018, o número foi ampliado para 29. Já em 201917 atletas estiveram com a Amarelinha. Em 2020 e em 2021, mesmo com a pandemia, o Verdão teve, respectivamente, 13 e 14 garotos chamados para atividades com as Seleções Brasileiras de base.