Departamento de Comunicação

Os gols da vitória deste sábado (14) contra o Bragantino (2 a 0) pelo Brasileirão se repetiram em relação aos autores dos gols da partida mais recente antes desta: 2 a 1 sobre a Juazeirense pela Copa do Brasil, na última quarta (11), de Danilo e Raphael Veiga. Com isso, o Verdão voltou a ter os mesmos autores de gols repetidos em sequência após dez anos! Algo difícil de acontecer.

A última vez que algo assim havia acontecido foi em 2012, quando o zagueiro Henrique e o volante Marcos Assunção foram autores dos gols palmeirenses em duas partidas seguidas: contra o Guarani, em 22 de abril, e Paraná Clube, em 25 de abril daquele ano.

Entretanto, os gols de Henrique e Assunção em partidas seguidas não terminaram representaram duas vitórias do Verdão, como no caso dos gols de Danilo e Veiga, pois, em 2012, na ocasião, no jogo contra o Guarani, o Verdão foi superado por 3 a 2 pelo Campeonato Paulista; enquanto apenas o jogo seguinte contou com resultado favorável (2 a 1 sobre o Paraná Clube pela Copa do Brasil).

Vale lembrar que o volante Danilo teve sua primeira convocação para a seleção brasileira principal anunciada no último dia 11 e foi a campo naquela data em que recebeu a boa notícia, se tornando protagonista da partida ao abrir o placar do duelo na vitória sobre a Juazeirense por 2 a 1 pela Copa do Brasil – resultado que classificou o Alviverde para as oitavas. E hoje, marcou pela segunda vez seguida, chegando a cinco gols na temporada pelo Palmeiras em 23 jogos (sendo 21 deles como titular).

Já Raphael Veiga, com o gol marcado nessa tarde, se tornou o único jogador do elenco a balançar as redes em todas as competições disputadas em 2022: Paulista (7), Copa do Brasil (1), Libertadores (6), Brasileiro (1), Recopa (1) e Mundial de 2021 (2).

Além disso, Veiga ampliou o seu saldo na artilharia do time na temporada (excluindo jogo em 2022 válidos por 2021, no caso, as duas partidas do Mundial). São 16 gols com o de hoje, de pênalti, no último minuto da partida.

Além de artilheiro em 2022, Veiga também é o garçom do time na temporada, com seis assistências, seguido de Gustavo Scarpa, com cinco passes a gol.

Veiga, aliás, segue sem jamais ter desperdiçado uma cobrança de penal pelo Verdão. Após um hat-trick há três partidas (na goleada por 5 a 0 contra o Independiente Petrolero-BOL), quando, na ocasião marcou seu primeiro gol na partida de pênalti e os outros dois com a bola rolando – e ainda se tornou o maior artilheiro do Palmeiras na história da Libertadores –, Veiga voltou a balançar as redes em uma cobrança de penal contra a Juazeirense-BA pela Copa do Brasil, no jogo passado, garantindo a classificação às oitavas, e voltou a repetir o feito! Converteu contra o Bragantino nesta tarde e atualizou essa sua magnífica estatística: agora são 24 cobranças convertidas, sendo 22 durante os 90 minutos de jogo e duas em decisões por penalidades máximas.

E com 18 gols no ano de 2022 (incluindo partidas válidas pela temporada 2021 – no caso, as duas do Mundial de Clubes), ele já possui a melhor média de gols desde que chegou ao Verdão: em 2017, foram dois gols em 22 partidas (média de 0,09 gol por jogo); em 2019, cinco gols em 31 jogos (média de 0,16); em 2020, 15 gols em 42 partidas (média de 0,36 gol por partida); em 2021, 21 gols em 67 jogos (média de 0,31). E em 2022, até aqui, 18 gols em 28 jogos (ótima média de 0,64 gol por jogo – o que é considerado alto para um jogador de sua posição).

E por temporadas, os jogos e gols de Veiga se dividem da seguinte forma: 2017 (2 gols em 22 jogos); 2019 (5 gols em 31 jogos); 2020 (18 gols em 57 jogos); 2021 (20 gols em 54 jogos); e 2022 (16 gols em 26 jogos).

O meio-campista Veiga chegou ao seu 61° gol pelo Verdão desde que estreou pelo clube em 2017 (desde então, só não jogou a temporada de 2018 no Alviverde, quando esteve no Athletico-PR). Com estes 61 gols, ele já é o terceiro maior artilheiro do Palmeiras no Século XXI, atrás só de Willian Bigode (66 gols) e de Dudu (80).

VICE-LÍDER DO ELENCO E DO ALLIANZ EM ASSISTÊNCIAS, SCARPA SOMA MAIS UMA

A assistência no gol de cabeça de Danilo (primeiro da vitória por 2 a 0) foi concedida por Gustavo Scarpa, em cobrança de falta, que concedeu um passe a gol pela quinta vez na temporada 2022 em 22 jogos (17 deles como titular).

Do atual elenco, Gustavo Scarpa é o segundo maior garçom do time, com 44 assistências, atrás só de Dudu, com 84; e no Allianz Parque, palco do duelo desta tarde, Scarpa também é o vice-líder em assistências: são, agora, 27 ao todo, atrás também de Dudu, que soma 38 assistências na arena.

DUDU SE ISOLA NO TOP 20 DE MAIS JOGOS NA HISTÓRIA E NO TOP 5 DO PARQUE ANTARCTICA

Dudu também foi um destaque na partida. Com o jogo de hoje, o  ídolo se tornou isoladamente o 20º jogador com mais partidas na história do Palmeiras. No jogo anterior do Verdão, ele havia passado a integrar o top 20, mas dividia a vigésima colocação com Oberdan Cattani, lendário goleiro do Palmeiras nas décadas de 40 e 50, com 358 jogos – hoje, ao chegar ao 359º duelo pelo clube, o camisa 7 passa a se isolar como o vigésimo do ranking.

Além de se isolar como top 20 geral de jogos da história palmeirense, Dudu, com o jogo desta tarde, também se isolou como o quinto jogador com mais partidas na casa alviverde (ou seja, somando os períodos de Parque Antarctica, Palestra Italia e Allianz Parque). Ele chegou a 154 jogos na casa palmeirense e superou o ex-goleiro Velloso em partidas na casa palestrina (antes Dudu dividia a quinta posição com Velloso).

E não é só isso. O jogo trouxe a quinta colocação isolada na lista dos que mais jogaram, mas a vitória, de quebra, isolou Dudu no ranking específico dos que mais venceram somando os períodos de Parque Antarctica, Palestra Italia e Allianz Parque: o Baixinho chegou a 109 triunfos e superou as 108 do ex-zagueiro Junqueira, que defendeu o Palestra/Palmeiras nas décadas de 30 e 40, assumindo a sexta posição de forma isolada.