Guerreiro, Sub-17 do Verdão fica com o vice do Estadual de basquete

Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação _ Yago foi o cestinha absoluto da partidaA equipe Sub-17 de basquete do Palmeiras faturou o vice-campeonato estadual nesta terça-feira (15) ao sofrer revés na prorrogação para o Pinheiros por 93 a 87, no ginásio do rival. O time palestrino lutou até o fim e tirou grandes diferenças ao longo da partida – a maior delas foi de 12 pontos, no último período. O armador palmeirense Yago, com 42 pontos, foi o grande cestinha do jogo.

O duelo começou altamente favorável ao Verdão, com três bolas certeiras de três pontos nos minutos iniciais. A vantagem durou pouco, e o adversário mostrou o porquê conquistou a melhor campanha da etapa classificatória. Ponto a ponto, o equilíbrio da partida podia ser visto na troca constante da liderança no placar, mas o Pinheiros levou a melhor nos rebotes ofensivos e fechou o primeiro tempo com 33 a 28 a seu favor.

Apesar de retornar melhor no terceiro período, o Palmeiras viu o rival assumir as ações ofensivas do certame e abrir vantagem. No final do tempo, Yago chamou a responsabilidade e usou das jogadas em profundidade para não deixar o Pinheiros deslanchar no marcador.

Após perder por dez pontos de diferença, a equipe palestrina não se deu por vencida e buscou o empate no último período. A igualdade veio em belo chute de fora de Lucas Santos, que levou a torcida ao delírio. Só que o Palmeiras “parou”, e o adversário voltou a ampliar a vantagem com 11 pontos seguidos. Quando tudo parecia perdido, a raça alviverde deu sinais de vida, e os comandados do treinador Adagoberto Aguiar (Adaga), de forma incrível, empataram de novo o certame com chute de três do palmeirense Caio nos últimos segundos: 71 a 71 e prorrogação no Ginásio Azul.

Psicologicamente melhor, o Verdão iniciou o tempo extra com as melhores ações, mas viu o rival ter precisão nos chutes de três e disparar no placar. Sem desistir, o Alviverde levou a melhor nos instantes finais com a precisão de Yago nos lances livres e na armação, mas a garra dos jovens guerreiros não foi suficiente para impedir o triunfo adversário.

Angelo Salvioni/Divulgação _ Após a premiação, os palmeirenses se reuniram no centro do ginásioPara o treinador Adagoberto Aguiar (Adaga), a entrega palestrina ao longo do Estadual merece aplausos de todos. “Começamos a competição desacreditados, pois vínhamos de uma reformulação no elenco. Nosso basquetebol se sobressaiu em relação aos demais e conquistamos a vaga na final. Sabíamos que o jogo contra o Pinheiros seria mais difícil que os demais, mas os garotos não desistiram em nenhum momento. Tiramos duas ou três vezes as grandes vantagens deles e levamos para a prorrogação. Eles saíram de cabeça erguida daqui e estão de parabéns”, elogiou.

Adaga, auxiliar técnico da equipe do treinador Felipe Santana no Campeonato Aberto Masculino, destacou a importância da competição na aquisição de experiência por parte dos atletas mais novos e enalteceu o trabalho de base promovido no Palmeiras. “Em momento algum temos de tirar o brilho dessa segunda colocação. É uma equipe nova, que foi reformulada esse ano. Muitos deles não tinham a realidade de um campeonato tão forte como o Estadual. Alguns deles jogam também o Aberto com times mais velhos, e isso os ajuda a melhorar o potencial do basquetebol. Temos de continuar trabalhando forte, pois não colocamos quatro categorias nas finais da Série Ouro à toa”, completou o treinador, fazendo referência aos times Sub-13, Sub-14, Sub-15 e Sub-17 do Verdão.

Ainda nesta terça (15), às 17h, o Alviverde disputa o segundo jogo das quartas de final do Estadual Sub-19 diante do Limeirense, no Palestra Italia. Se vencer, a equipe avança às semifinais do torneio – venceu a primeira partida em Limeira – e aguarda a definição dos demais confrontos desta etapa.

Confira os resultados do Verdão nas decisões do Campeonato Estadual:

> Estadual – Sub-17

Semifinal: 14/11 – 17h30: Cravinhos 59 x 74 Palmeiras – Ginásio Azul (Pinheiros)
Final: 15/11 – 11h: Pinheiros 93 x 87 Palmeiras – Ginásio Azul (Pinheiros)

> Quartas de final – Estadual Sub-19

Jogo 1: 09/11 – 17h: Limeirense 66 x 85 Palmeiras – Gin. Nosso Clube Limeira
Jogo 2: 15/11 – 17h: Palmeiras x Limeirense – Palestra Italia
Jogo 3: 16/11 – 17h: Palmeiras x Limeirense – Palestra Italia (se necessário)