Hidratação do time é a maior preocupação do preparador Omar Feitosa

Agência Palmeiras
Marcelo Cazavia

A temperatura em Teresina não está tão alta como no início da semana. Mesmo assim, o clima úmido da capital piauiense às vésperas do confronto desta quarta-feira (10) com o Flamengo-PI, pela primeira fase da Copa do Brasil, preocupa o preparador físico Omar Feitosa.

“Nosso cuidado maior é com a hidratação. A umidade relativa do ar alta dificulta o resfriamento do corpo, então o atleta tem que ingerir bastante líquido e resfriar o corpo no intervalo da partida com ventilador, toalha molhada, o que for possível”, afirmou Omar.

Outra preocupação da comissão técnica é com o desgaste causado pela grande sequência de jogos neste início de temporada – quando entrar no gramado do estádio Albertão, às 20h50 [horário local, 21h50 de Brasília], o Palmeiras iniciará sua oitava partida em um período de 26 dias.

“O que acontece é que, com o acúmulo de jogos, instala-se a fadiga durante a partida, mas o atleta não vai se poupar. O atleta sempre joga no limite, e isso pode acarretar algum problema muscular”, comentou Omar. “Por isso, estamos dando muita atenção ao equilíbrio muscular. Esta sequência de jogos atrapalha demais a preparação. Sem uma semana inteira para trabalhar, alguns atletas têm sido poupados de alguns treinamentos e temos aproveitado os momentos curtos de treino que temos para intensificar a preparação”, continuou.

No entanto, Omar destaca que, “apesar da dificuldade, é possível perceber uma evolução, já que os jogadores têm se recuperado rapidamente de uma partida para outra e o próprio desempenho deles durante as partidas mostra isso”.

Dois exemplos do bom condicionamento da equipe são os volantes Márcio Araújo e Pierre, que atuaram nos 90 minutos de cada um dos sete jogos disputados pelo Verdão em 2010. Figueroa, Danilo e Robert também já jogaram sete vezes neste ano.

“Nesta temporada, o único desfalque mesmo que tivemos por contusão muscular foi o Léo. O Marcos e o Diego Souza foram poupados para que não corressem risco de sofrer uma lesão mais séria, e o Maurício Ramos já vem com um problema desde o ano passado.”