Histórico! Sub-16 reverte placar, goleia Corinthians e é bicampeão metropolitano de futsal

Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

“Tem que jogar com a alma e o coração”. O cântico palmeirense se encaixa perfeitamente ao time Sub-16 de futsal do Verdão, campeão de forma histórica diante do Corinthians após golear por 6 a 1 e reverter a vantagem de três gols construída pelo rival na partida de ida. O duelo decisivo foi disputado neste domingo (1), no Ginásio Presidente Ciro II, em São Paulo (SP).

Este foi o segundo título metropolitano consecutivo da categoria, que venceu em 2017 de forma invicta. Os gols da vitória palestrina foram marcados por Bruno Menezes (2), Matheus Pereira, Marcos Calazans, Rafael Pilat e Gabriel Miranda. O Sub-16 terminou a competição com números expressivos: dez vitórias, dois empates e apenas três derrotas em 15 jogos, além de 64 gols marcados e 17 sofridos.

“Queria parabenizar os meninos pela dedicação. Cumpriram o regulamento, reverteram uma vantagem de três gols deles. Foi o título mais difícil que conquistei pelo Palmeiras por todas as circunstâncias, e foi marcante também porque os garotos entenderam a grandeza desse clube. A vontade deles foi algo incrível e isso mudou o astral do time na reta final”, celebrou Valdir de Freitas, campeão mais uma vez à frente da categoria.

O confronto entre alviverdes e alvinegros tem sido constante nas finais do torneio disputado no primeiro semestre das temporadas. Desde 2015, são sete decisões de Campeonato Metropolitano, com quatro títulos para o Palmeiras: Sub-14 (2015), Sub-17 (2015), Sub-10 (2016) e Sub-16 (2018).

Nos últimos quatro anos, o Palmeiras chegou às finais dos campeonatos Metropolitano e Estadual em diversas categorias e se mantém como melhor futsal de base de São Paulo: ao todo, são 36 pódios e 20 taças de campeão no período.

Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação _ Foi o segundo título consecutivo da categoria no torneio

O jogo

A dura missão de vencer o adversário por quatro gols de diferença foi compreendida ao pé da letra pelos garotos do Verdão. No primeiro tempo, com tentos de Bruno Menezes e Matheus Pereira, no rebote do goleiro, o time palestrino saiu vencedor por 2 a 1 e com melhor atuação.

Já na etapa final, o Alviverde ampliou a vantagem logo nos primeiros minutos, em cobrança de falta de Marcos Calazans. O Corinthians sentiu o baque, e, empurrado pela torcida, a garotada chegou aos 5 a 1 logo na sequência, com gols de Rafael e Gabriel Miranda.

Era tudo o que o Palmeiras necessitava. Já perto do fim, Bruno Menezes, de cobertura, marcou mais um, forçando o goleiro-linha por parte do adversário. No desespero corintiano, brilhou a estrela do goleiro Jefferson, autor de pelo menos cinco defesas difíceis nos minutos finais. Com muito suor e raça, o título histórico veio para o Verdão!

Sub-18 e Sub-12 ficam com o vice-campeonato

O plantel Sub-18 do Verdão, após sofrer revés na primeira partida, lutou no jogo de volta e chegou a ficar a um gol do título, mas não marcou. A equipe encerrou o Campeonato Metropolitano com grande campanha: foram 12 vitórias em 15 partidas, além de 66 gols marcados e 30 sofridos.

Os garotos fizeram história ao conquistarem 38 vitórias consecutivas desde a temporada passada, sendo 12 neste ano. Vinicius Pereira, com 15 gols, foi o artilheiro da categoria na competição. O Sub-12 também esteve próximo da conquista e encerrou a competição com 12 vitórias em 15 partidas.

>> Clique nas categorias e confira as fotos do Sub-12, Sub-16 e Sub-18.