Invicto no Allianz Parque, Palmeiras busca 100ª vitória contra o São Paulo
Felipe Krüger
Departamento de Comunicação
Líder do Campeonato Brasileiro 2016, o Palmeiras encara o São Paulo nesta quarta-feira (07), às 21h45, no Allianz Parque. Será a 306ª partida entre as duas equipes em toda história, e o Verdão, com 99 triunfos, busca alcançar a importante marca de 100 vitórias contra os rivais do Morumbi.
Na arena palmeirense, palco do duelo válido pela 23ª rodada do Brasileirão, os dois times já se encontraram duas vezes. Foram duas vitórias palestrinas e nenhum gol sofrido (por 4 a 0 e 3 a 0). O atacante Rafael Marques, relacionado para o jogo desta quarta-feira (07), marcou três gols nesses encontros. Os outros tentos foram anotados por Leandro Pereira, que também está na lista de convocados, Robinho, Victor Ramos e Cristaldo – o trio já deixou o clube.
Considerando também os jogos disputados no antigo Palestra Italia, o número de partidas na casa alviverde sobe para 40 encontros. Foram 19 triunfos do time verde e branco, 11 empates e 10 derrotas. Antes da reforma do Allianz Parque, o último jogo no estádio do Verdão aconteceu em fevereiro de 2010 – naquela oportunidade, o Palmeiras venceu por 2 a 0, com dois gols de Robert.
Nas 99 vitórias palestrinas, o jogador que mais triunfou sobre o São Paulo foi Ademir da Guia, que participou de 18 clássicos vencidos pelo Verdão. O segundo colocado é Waldemar Fiúme, com 14, seguido por Eduardo Lima, com 13.
O Divino, aliás, também é o palmeirense que mais marcou gols no Choque-Rei. Ele balançou as redes em oito oportunidades contra o São Paulo. A segunda posição é dividida por Evair e Servílio, com sete gols, enquanto Edmundo é o terceiro, com seis.
Campeonato Brasileiro
Pelo Brasileirão, os dois times se encontraram 61 vezes. Foram 19 vitórias do Palmeiras, 28 empates e 14 derrotas. O Alviverde marcou 74 gols e foi vazado 66 vezes.
Um dos maiores tabus do clássico foi registrado entre 1973 e 2000, período em que o Verdão não foi derrotado nenhuma vez pelo São Paulo em partidas válidas pela competição nacional. Foram 25 partidas, sendo 11 vitórias palestrinas e 14 empates.