Judoca alviverde é campeã da Copa Pan-Americana e do Sul-Americano Sênior

Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

A atleta Ellen Froner, da equipe de judô do Palmeiras, fez história mais uma vez na carreira. No último final de semana, a palestrina se sagrou campeã da Copa Pan-Americana e do Sul-Americano Sênior, competições disputadas na cidade de Lima, no Peru. Com apenas 20 anos, ela já figura entre as principais judocas de peso médio (-70kg) do país.

Judo Perú _ Ellen venceu todas as adversárias da Copa Pan-Americana por ippon

Para faturar a medalha de ouro da Copa Pan-Americana, Ellen desbancou na decisão a cubana Onix Cortés, considerada favorita ao título da categoria, por ippon. O desempenho perfeito foi repetido nos combates anteriores contra Anahí Galeano (Argentina) e Dunia Santos (Honduras). A competição conta pontos para a classificação dos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019.

Já no Sul-Americano Sênior, a atleta do Verdão derrotou Mayte Bellota, nas semifinais, e Camila Figueroa, na decisão. Ambas as adversárias são peruanas e foram vencidas por ippon. Esta foi a primeira vez em que a judoca alviverde ganhou dois títulos continentais consecutivos na carreira.

“Fica o sentimento de que dei o melhor de mim nos tatames. As vitórias foram fundamentais nessa transição para a categoria Sênior e espero conseguir voos maiores, como participar do Pan-Americano e das Olimpíadas. Estou muito feliz por viver este momento”, celebrou a atleta.

Nesta temporada, Ellen já foi campeã Sub-21 europeia, brasileira, estadual e da Taça Brasil. A judoca lidera os rankings nacional e paulista da categoria entre as atletas de peso médio (-70kg) e, assim como a palmeirense Ketelyn Nascimento, é um dos potenciais nomes aos Jogos Pan-Americanos e às Olimpíadas do Japão, em 2020.

Judo Perú _ A atleta palmeirense vive transição da categoria Sub-21 para a Sênior

Atletas palestrinos faturam dois ouros no II Open de Aspirantes

Luan Costa, do Sub-15, e Willians Claudino, da equipe adulta do judô palestrino, foram campeões do II Open de Aspirantes da Federação Paulista de Judô (FPJ), disputado no último sábado (23), no Clube Esportivo da Penha, em São Paulo. As medalhas de ouro foram conquistadas na categoria de peso ligeiro.