Alana Maldonado e Thiego Marques, judocas paralímpicos do Palmeiras, foram convocados na última quarta-feira (04) para a Seleção Brasileira ao IBSA Judo Americas Championship, em janeiro, no Canadá. O torneio é considerado o Pan-Americano da modalidade e conta pontos para o ranking mundial que define os classificados aos Jogos Paralímpicos de Tóquio.

Divulgação _ Alana e Thiego estão entre os principais nomes do judô paralímpico brasileiro

Esta será a primeira competição oficial da categoria na temporada 2020. Ao todo, foram chamados 13 atletas para a Seleção Brasileira, quase todos com participação no último Grand Prix, realizado sábado (30), no CT Paralímpico, em São Paulo.

Thiego, inclusive, sagrou-se campeão da competição nacional na categoria até 66kg masculina com três ippons. Alana, por sua vez, não participou do torneio por estar em tratamento de lesão no joelho. A atleta é a atual líder do ranking e campeã mundial na categoria até 70kg.

Os atletas recentemente representaram o Verdão nos Jogos Parapan-Americanos de Lima. Alana ficou com a medalha de prata, enquanto Thiego faturou o bronze inédito na carreira.

Mesmo subdivididos em peso, os judocas deficientes visuais possuem três classificações: B1 (completamente cego e não consegue ver nem distinguir o formato de uma mão, visto ter percepção luminosa nula), B2 (consegue ver vultos e distinguir o formato de uma mão) e B3 (capaz de definir imagens).