Departamento de Comunicação

A equipe Sub-20 do Palmeiras bateu o Joseense por 1 a 0 nesta sexta-feira, no estádio do Canindé, em São Paulo-SP, e se manteve com 100% de aproveitamento na primeira fase do Campeonato Paulista da categoria.

O gol alviverde foi anotado por Kauan, de falta, nos acréscimos do segundo tempo. O triunfo deixou o Verdão ainda mais líder do Grupo 10, com 12 pontos marcados (quatro vitórias, 10 gols marcados e um sofrido).

O time volta a campo pelo torneio estadual no dia 1º de junho (quarta-feira), às 15h, contra o União Mogi, no estádio Francisco Ribeiro Nogueira, em Mogi das Cruzes-SP, pela quinta rodada da primeira fase. O duelo será exibido pela Eleven Sports e pelo Paulistão Play.

Além disso, parte do elenco Sub-20 alviverde embarca para a Holanda na próxima semana para a disputa dos Torneios de Terborg e ICGT Uitgeest. Esta será a primeira viagem internacional do Verdão desde o início da pandemia, retomando o calendário de excursões das Crias da Academia pelo mundo.

Regulamento

Nesta primeira fase, os dois melhores clubes de cada grupo e os oito melhores terceiros colocados avançam à segunda fase, que, assim como a terceira, será em formato de grupos. O mata-mata se inicia nas quartas de final, com jogos de ida e volta até a grande decisão, prevista para 09 de novembro.

Em 2022, além do Paulista, o Sub-20 do Palmeiras tem as disputas do Brasileiro, no primeiro semestre, e da Copa do Brasil, no segundo semestre. No ano passado, o time chegou às quartas de final em ambos os torneios.

Ele decide! Kauan, de falta, deu a vitória ao Verdão na etapa final (Foto: Fabio Menotti)

O jogo

O primeiro tempo foi marcado pela falta de oportunidades claras de gol para ambos os lados. Apesar de ter mais a bola e chegar a marcar um gol com Wendell, anulado por impedimento, o Verdão pouco agrediu a meta defendida por Marcos.

Já o Joseense teve a chance mais perigosa do período, mas o atacante adversário, cara a cara com Natan na área, viu o goleiro alviverde crescer à frente e fazer uma defesa de cinema para evitar o gol.

Na etapa final, o Palmeiras entrou em campo mais aceso, com maior participação no ataque. Kauan, de longe, testou Murilo, que espalmou para fora. No escanteio logo em seguida, o zagueiro Gustavo Mancha apareceu livre no segundo poste e cabeceou firme, acertando a trave.

Para renovar o gás do time, o técnico Lucas Andrade promoveu algumas alterações. Jhonatan Garcia, um dos suplentes, teve chance clara de abrir o marcador a favor do Alviverde aos 15 minutos após receber bola açucarada na área, mas Marcos salvou com os pés.

O Verdão insistia no gol quase sempre pelo alto. Em uma bola cruzada, João Pedro, que também entrou em campo na etapa final, parou no arqueiro adversário. Perto do fim, Gustavo Mancha, dessa vez com os pés, conseguiu vencer o goleiro Marcos, mas viu o zagueiro tirar em cima da linha.

Se pelo alto não estava dando certo, restou arriscar nas oportunidades de bola parada. Aos 46, após falta sofrida por Guilherme quase na grande área, Kauan foi para a cobrança e mandou no cantinho de Marcos, sem chances de defesa, para abrir o placar para o Palmeiras no Canindé. Um belo gol para definir a vitória alviverde!

Grande parte do elenco que esteve em campo diante do Joseense viajará para a disputa dos torneios de Terborg e ICGT Uitgeest, na Holanda (Foto: Fabio Menotti)

Palmeiras Sub-20: Natan; Denzel, Talisca (Léo), Gustavo Mancha e Thauan (Pedro Felipe); Jota (Guilherme), Luiz Freitas e Kauan; Carlos Matheus (Jhonatan Garcia), Daniel (Ruan Ribeiro) e Wendell (João Pedro). Técnico: Lucas Andrade

Confira os jogos do Palmeiras no Paulista Sub-20:

04/05: Taubaté 0 x 3 Palmeiras – Joaquim de Morais Filho
Gols: Endrick (2) e Jhon Jhon

08/05: Palmeiras 5 x 1 São José – Academia de Futebol 2
Gols: Michel, Fabinho, Kevin, Yago e Kauan

11/05: AA Flamengo 0 x 1 Palmeiras – Antônio S. de Oliveira
Gol: João Pedro

20/05: Palmeiras 1 x 0 CA Joseense – Canindé
Gol: Kauan

01/06 – 15h: União Mogi x Palmeiras – Francisco R. Nogueira

09/06 – 15h: Palmeiras x Taubaté – Academia de Futebol 2
12/06 – 15h: São José x Palmeiras – Martins Pereira
15/06 – 15h: Palmeiras x AA Flamengo – Academia de Futebol 2
22/06 – 15h: CA Joseense x Palmeiras – Martins Pereira
29/06 – 15h: Palmeiras x União Mogi – Academia de Futebol 2