Libertad foi primeiro clube do Paraguai a enfrentar o Verdão

Agência Palmeiras
Felipe Krüger

Apesar de ter enfrentado a Seleção Paraguaia em 1922, o primeiro time do Paraguai a cruzar o caminho do Palmeiras foi justamente o Club Libertad, próximo adversário do Verdão na Copa Libertadores da América. A partida aconteceu no dia 06 de fevereiro de 1938, no estádio Palestra Itália, e terminou empatada em 2×2. Luizinho Mesquita e Goliardo marcaram para o Alviverde.

Os dois times voltariam a se enfrentar mais duas vezes na história. A primeira vitória do Palmeiras aconteceu no jogo seguinte, em 1942, por 4×2. Disputado no Pacaembu no dia 16 de novembro, Cabeção fez dois gols, Waldemar Fiúme balançou as redes uma vez e Osvaldo Brandão fechou a goleada.

Três anos depois, em 1945, Palmeiras e Libertad se encontraram pela última vez. O jogo acabou 3×3 (gols de Lima IV, Oswaldinho e Rolim) e também aconteceu no estádio do Pacaembu, no dia 23 de dezembro daquele ano.

Os três jogos foram realizados em caráter amistoso.