Líder, Palmeiras supera Avaí em casa e emplaca 10ª vitória seguida

Bruno Alexandre Elias
Departamento de Comunicação

O Palmeiras recebeu na noite desta quinta-feira (13) o Avaí, em duelo válido pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro 2019. Com gols de Deyverson, no primeiro tempo, e Bruno Henrique, no segundo, o Verdão venceu por 2 a 0 e somou mais três pontos.

Esta foi a 10ª vitória seguida do time de Felipão no retrospecto geral (por qualquer competição e em qualquer estádio), algo que aconteceu pela última vez em 2008 – até então a maior série de triunfos do século isolada. A sequência atual abrange vitórias contra Internacional (1×0), San Lorenzo-ARG (1×0), Atlético-MG (2×0), Santos (4×0), Sampaio Corrêa-MA (1×0), Botafogo (1×0), Sampaio Corrêa (2×0), Chapecoense (2×1), Athletico-PR (1×0) e Avaí (2×0). O recorde geral de vitórias seguidas, em todos os tempos, pertence ao Palmeiras de 1996, que emplacou incríveis 21 resultados positivos seguidos.

O Verdão, com o resultado, segue na liderança do Brasileirão, com 22 pontos, de forma isolada, contra 20 do Santos (segundo colocado). O time palmeirense, entretanto, teve seus três pontos da 6ª rodada suspensos temporariamente para julgamento pleiteado pelo Botafogo. O caso está sub judice e será encerrado no dia 18/06 (terça-feira) – se favorável o veredito, o time esmeraldino terá os três pontos novamente, chegando a 25 e ficando ainda mais disparado na ponta.

Com 23 vitórias, oito empates e duas derrotas em 33 jogos na temporada, o Palmeiras é o clube da Série A com melhor aproveitamento de pontos em 2019: 79%. O segundo colocado é o Flamengo, com 71%, em 34 jogos. Além disso, o Maior Campeão do Brasil se destaca também no menor número de reveses em 2019: levando em conta todos os jogos da temporada disputados pelos 20 componentes da Série A, o Palmeiras é, de forma isolada, o time que menos perdeu em 2019: apenas 2 vezes, contra 5 do Flamengo. O Alviverde só foi superado, neste ano, por Corinthians, no Paulista, e San Lorenzo-ARG, na Libertadores.

Vale lembrar que o Palmeiras também detém, dentre todos da Série A, o rótulo de defesa menos vazada em 2019, com apenas 9 gols até aqui, contra 16 do Grêmio. O time esmeraldino possui a menor média de gols sofridos (0,25, contra 0,47 do Grêmio) e o maior índice de jogos sem ser vazado (75% contra 71% do Grêmio).

Ao vencer o Avaí, o plantel palestrino chegou ao inédito 32º duelo sem perder por Campeonatos Brasileiros. O recorde palmeirense anterior pertencia ao time da Segunda Academia, que ficou 26 partidas sem sofrer revés no Brasileirão, entre 1972 e 1973. Se computadas as invencibilidades gerais (conquistadas por quaisquer times) ao longo da história, apenas o Santa Cruz e o Botafogo-RJ superam o Alviverde sem perder no Nacional (35 e 42 jogos, respectivamente.

O duelo desta noite, diante do Avaí, trouxe como consequência outro dado curioso. O Verdão disputou cinco partidas em seus domínios na edição de 2019 do Brasileirão até aqui e venceu todas elas, sem sofrer um gol sequer. São 100% de aproveitamento! Os adversários foram: Fortaleza (4 a 0 no Allianz Parque), Internacional (1 a 0 no Allianz Parque), Santos (4 a 0 no Pacaembu), Athletico-PR (1 a 0 no Allianz Parque) e Avaí (2 a 0 no Allianz Parque).

Deyverson

O dono da camisa 16 é o palmeirense com mais jogos no Brasileirão 2019 (9) – ou seja, jogou todas – e mais minutos em campo pela competição nacional (878). Autor do gol que abriu caminho para a vitória palestrina nesta noite, no primeiro tempo, Deyverson pôde vivenciar uma coincidência: no dia 29 de julho de 2017, na arena alviverde, o jogador marcou o seu primeiro gol pelo Verdão, também contra o Avaí, no mesmo palco da partida de hoje, o Allianz Parque – aquele foi seu segundo jogo com a camisa do clube (a estreia havia sido diante do Sport, três dias antes, fora de casa).

Bruno Henrique

O capitão do time palestrio selou a vitória ao marcar o segundo gol da partida (2×0), após receber assistência de Dudu na entrada da área, ajeitar com qualidade, em bela jogada que se inicou com Lucas Lima. Bruno Henrique possui 110 jogos pelo clube e, agora, 22 gols marcados.

Felipão

Felipão segue com ótimos números: o atual técnico palmeirense é quem por mais vezes comandou o time pelo torneio nacional, com 196 duelos válidos no certame. Vale lembrar que o treinador gaúcho também é o técnico com mais resultados positivos na competição nacional em todos os tempos (85 vitórias). Em sua terceira passagem pelo Palestra Italia, o técnico Luiz Felipe Scolari soma, ao todo, 235 vitórias, 126 empates e 110 derrotas no comando da equipe alviverde. Foram 471 jogos. Além do título do Brasileiro de 2018, o treinador já havia conquistado a Copa Libertadores em 1999, a Copa do Brasil em 1998 e 2012, a Copa Mercosul em 1998 e o Torneio Rio-São Paulo em 2000. Desde que retornou ao clube, em julho de 2018, Felipão participou de 63 partidas – 43 triunfos, 15 empates e cinco reveses.

Agenda

O Campeonato Brasileiro será paralisado devido ao período de disputa da Copa América, sediada no Brasil, e retornará apenas na segunda semana do mês de julho – o primeiro duelo do Verdão após a pausa será diante do São Paulo, dia 13 ou 14 do mês que vem. Os jogadores palmeirenses terão uma semana de folga, após a partida contra o Avaí, entre os dias 14 e 21 de junho. Há dois compromissos contra outros times previstos: jogo-treino contra o Oeste, dia 29 de junho, na Academia de Futebol, e amistoso ante o Guarani, no Brinco de Ouro da Princesa, dia 03 de julho.