Departamento de Comunicação

Autor do primeiro gol da temporada 2021 contra o Corinthians na semana passada, empate por 2 a 2 (o Verdão saiu na frente por 2 a 0 com 25 minutos de jogo), Lucas Lima repetiu a atuação goleadora na noite desta quinta-feira (11), contra o São Caetano, pelo segundo jogo do Verdão no Estadual (é a primeira rodada, que estava atrasada). De quebra, Lucas Lima iniciou uma partida com a faixa de capitão pela primeira vez desde que chegou ao Palmeiras.

“Estou muito feliz, não só por ser capitão, mas por estar jogando. A gente trabalha para isso. Sempre respeitamos os companheiros, quem ficou aqui está focado em ajudar. Acabamos de fazer história, mas a cobrança é grande aqui e temos que vencer. Agora é dar continuidade no segundo tempo. É um ano um pouco estressante para todos, mas como falei quero ajudar da melhor forma possível. Não só eu, a molecada ficou aí, então é todo mundo unido para fazer o melhor. Quem está aproveitando as férias está assistindo, então é mandar um abraço pra rapaziada”, disse o meia no intervalo da partida.

Curiosamente, Lucas Lima, que fez o primeiro gol do Verdão na temporada 2021, foi também quem fez o primeiro da temporada anterior: em 18/01/2020, ele marcou o primeiro gol da partida contra o New York City-EUA (vitória por 2 a 1; Willian marcou o outro). Vale destacar que o Maior Campeão do Brasil saiu vencedor daquele torneio e, ainda naquela temporada, iria conquistar o Campeonato Paulista, a Libertadores e a Copa do Brasil.

Fato interessante é que Lucas Lima abriu mão da folga de dez dias concedida a jogadores titulares em meio à maratona de jogos e outros que estavam há muito tempo sendo relacionados e atuando em compromissos, de dez dias. Folga esta que se estenderia ao camisa 20, que preferiu abdicar do benefício. Dentre outros, Weverton, Viña, Raphael Veiga e Marcos Rocha, além do próprio técnico Abel Ferreira, são alguns dos nomes que usufruem de seu período de pausa.

Na temporada 2020, Lucas Lima acumulou atuações importantes pelo Verdão: foi o líder em passe para finalizações: foram 76, seguido da dupla Marcos Rocha e Gabriel Menino, ambos com 63 (números do Footstats que não incluem os passes que resultaram em bola na rede).

E não são só os gols, como vem fazendo recentemente. O meio-campista também chama a atenção pelas assistências: no geral dentre os atletas do atual elenco, é o vice-garçom, com 21 passes a gol, atrás só de Willian, que serviu seus companheiros 24 vezes. No Allianz Parque, palco do confronto desta noite, ele é o sexto colocado na lista dos maiores garçons do Allianz Parque, com nove passes (atrás só de Robinho e Róger Guedes, com dez, de Willian com 11 assistências, e de Marcos Rocha, vice-líder, com 13, todos atrás de Dudu, com 35).

A participatividade de Lucas Lima não para por aí. Na temporada de 2020, o jogador foi essencial ajudando o em momentos-chave da campanha vitoriosa, como na construção de jogadas de gols e também em passes para que seus companheiros pudessem chegar às redes.

No dia 24 de janeiro, contra o Ceará, fora de casa, pelo Brasileiro, ele deu a assistência para o gol de Gabriel Veron; antes, no duelo da Copa do Brasil contra o América-MG, cobrou a falta que originou o segundo gol do Palmeiras sobre o Coelho, fora de casa, na vitória por 2 a 0 (gol este que selou a classificação à final do torneio nacional): a falta, cobrada pelo lado esquerdo, aos 40 minutos do segundo tempo, entre o escanteio e a grande área, foi na medida para Mayke finalizar e o goleiro adversário rebater. Na sobra, Rony balançou as redes – o primeiro gol da partida havia sido marcado por Luiz Adriano minutos antes.

Antes disso, Lucas Lima havia sido o responsável pela cobrança do corner que originou o gol de Willian Bigode, o segundo do Verdão sobre o Peixe, em rodada do Brasileiro, em 05/12 – a bola ainda desviou em Zé Rafael antes de o camisa 29 balançar as redes. Já no jogo de volta das oitavas de final da Libertadores (vitória sobre o Delfín-EQU por 5 a 0 e classificação), Lucas Lima chutou de longe e a pelota explodiu na zaga, sobrando para Patrick de Paula dominar e também chutar de longe e marcar um golaço, abrindo o placar.

Ainda um jogo antes, no triunfo sobre o Athletico-PR por 3 a 0, em 28/11, no Allianz Parque, pelo Brasileiro, ele havia concedido o passe para o primeiro gol do Palmeiras, também marcado por Patrick de Paula e, com isso, chegou a 20 assistências no total desde que chegou ao Palmeiras em 2018. Naquela época, Lucas Lima igualou Willian Bigode em números gerais de assistência do atual elenco e também se tornou líder, ambos com 20 passes a gol, mas, desde então, Bigode serviu seus companheiros outras quatro vezes e disparou no quesito, sendo hoje o líder isolado no quesito do atual elenco, com 24 assistências.

E em outro duelo anterior, no jogo de ida das oitavas da Libertadores, contra o Delfín-EQU (vitória por 3 a 1 fora de casa), em 25 de novembro, Lucas também teve papel imprescindível no resultado favorável. Foi dele que originou-se o lance do pênalti que ocasionou o segundo gol do Verdão no duelo com os equatorianos (convertido por Rony) – na ocasião, o meia chutou de perto da entrada da grande área e a bola foi desviada pela zaga com o braço

Este não foi o único penal que o atleta favoreceu o Palmeiras nos tempos recentes: em outros dois compromissos, estes pelo Brasileiro (diante do Vasco, em 08/11, e contra o Fluminense, em 14/11), ele sofreu ambas as penalidades – diante do time cruz-matino, a infração valeu o gol da vitória, marcado por Luiz Adriano no rebote após defesa do goleiro Fernando Miguel e, diante do Tricolor Carioca, o tiro foi cobrado por Raphael Veiga e abriu caminho para o triunfo por 2 a 0 sobre o time das Laranjeiras.

Ao todo, Lucas Lima soma 165 jogos pelo Palmeiras e é o terceiro do elenco com mais partidas, atrás só de Felipe Melo, com 181, e Willian Bigode, com 219. Dos seus 165 duelos, 114 foram como titular. Ao todo, são 13 gols pelo clube, além dos títulos Brasileiro (2018), Florida Cup (2020), Campeonato Paulista (2020), Libertadores (2020) e Copa do Brasil (2020).