Departamento de Comunicação

O Palmeiras finalizou na tarde desta terça-feira (23), na Academia de Futebol, a preparação para a partida contra a Inter de Limeira, quarta (24), às 21h35, no Allianz Parque, pela segunda rodada do Campeonato Paulista – na estreia, domingo (21), o Verdão empatou com o Novorizontino por 1 a 1, em Novo Horizonte (SP), com gol de Raphael Veiga.

No campo, os jogadores fizeram atividades técnicas em dimensões reduzidas com objetivos específicos. Na sequência, houve um recreativo. Assim como na segunda (22), o lateral-esquerdo Piquerez e o meio-campista Gabriel Menino trabalharam normalmente.

O lateral-direito Marcos Rocha, que no começo de dezembro renovou contrato com o Alviverde até o fim de 2024, falou sobre o reconhecimento do clube. “Fiquei feliz com a renovação. Oportunidade de vestir esta camisa mais uma vez, disputar grandes títulos, fazer parte deste elenco e deste clube que me abriu as portas desde a minha chegada”, disse.

“Sou amigo de todos, dos funcionários, tenho intimidade para brincar, conversar, trocar ideias. Tenho a confiança do Barros, do Abel e da presidente no meu trabalho. Então, é continuar trabalhando firme, confiante, sabendo do projeto que está sendo desenhado para 2024. O Abel quer utilizar todos os jogadores, uma hora ou outra ele precisará fazer escolhas. Espero contribuir não só dentro de campo, mas também fora, passando experiência, tranquilidade. Agradeço ao Palmeiras e ao torcedor, que sempre me trata com respeito e carinho. Espero que 2024 seja um ano feliz para todos nós”, completou o camisa 2 palestrino.

Desde 2018 no Palmeiras, Rocha soma 279 partidas (sendo 262 como titular), nove gols e 31 assistências, a última justamente para Veiga marcar em Novo Horizonte (SP). Com as duas conquistas de Libertadores pelo Verdão e uma pelo Atlético-MG, ele é o brasileiro com mais títulos da competição na história, ao lado de outros sete estrangeiros.

O lateral-direito Marcos Rocha durante treinamento na Academia de Futebol (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Experiente, o lateral comentou também sobre a manutenção da espinha dorsal com as renovações de jogadores multicampeões. “Diminui o risco quando você consegue manter boa parte do seu elenco. Principalmente um elenco vitorioso como o do Palmeiras. Sabemos a dificuldade que o clube tem para manter esses jogadores, toda hora chegam propostas. Isso é sinal do trabalho bem feito pela diretoria, com administração do Anderson. Fico feliz com a permanência de todos, poder conhecer 95% dos jogadores dentro de campo durante os trabalhos. Isso facilita para o Abel dar continuidade à filosofia de trabalho. Aos novos que vêm chegando, também facilita porque você tem uma equipe equilibrada, um grupo experiente, sem vaidade. Nas conversas que tive, eles (Bruno Rodrigues, Caio Paulista e Aníbal Moreno) estão bem felizes, não esperavam encontrar um grupo tão unido e focado como este. Não quer dizer se vamos ganhar ou não, mas isso dá tranquilidade para fazermos um grande ano. Vamos trabalhar para chegar bem a todas competições”, afirmou.

Tricampeão paulista (2020, 2022 e 2023), Rocha citou a busca pelo tri seguido, que ocorreu apenas uma vez na história do Verdão, na década de 1930 (1932/33/34). “Feliz por participar de outro Paulistão, que está mais forte ainda. Fizemos um jogo no fim de semana com uma equipe que quase subiu para a Série A do Brasileiro, a dificuldade foi muito grande. São mais cinco equipes paulistas que disputam a Série B, então é um campeonato muito difícil. É continuar focado, tentar jogar e correr mais que o adversário, tentar sobressair na qualidade técnica. Mas é um campeonato muito forte, difícil e espero que possamos quebrar mais essa meta e se tornar tricampeão depois de tanto tempo. É mais um feito para esse grupo colocar como meta e fazer de tudo para conquistar”, finalizou.