Departamento de Comunicação

O Palmeiras se reapresentou na manhã desta sexta-feira (21), na Academia de Futebol, para treinar horas após vencer o Cerro Porteño-PAR no Morumbi, por 2 a 1, pela segunda rodada da CONMEBOL Libertadores. O elenco iniciou a preparação para o jogo contra o Vasco, domingo (23), às 16h, no Maracanã, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.

Recuperado de uma entorse no tornozelo direito, o lateral-direito Mayke iniciou o processo de transição física e participou de parte dos trabalhos técnicos de troca de passes, enfrentamentos de ataque contra defesa e finalizações realizados no campo. Os titulares contra o Cerro seguiram cronograma de atividades regenerativas na parte interna do centro de excelência.

Principal novidade da escalação na partida contra a equipe paraguaia, o meio-campista Jhon Jhon comentou sobre a virada construída no segundo tempo e a importância dos três pontos para a classificação do Grupo C da Libertadores – Palmeiras, Cerro Porteño, Barcelona-EQU e Bolívar-BOL estão empatados na tabela.

Jhon Jhon foi titular no duelo com o Cerro Porteño-PAR (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

“Queria agradecer mais uma vez a Deus por mais uma oportunidade de defender este clube gigante que é o Palmeiras. Tive mais uma oportunidade de começar jogando, um jogo difícil contra o Cerro Porteño. Fizemos um primeiro tempo não muito bom, mas conseguimos corrigir no intervalo e no segundo tempo, com muita garra, arrancar os três pontos”, disse o camisa 40.

“Libertadores é uma experiência incrível. Já tinha jogado no ano passado, já tinha sentido um pouco como é. Ontem pude mais uma vez sentir esse gosto. Sonhei com isso desde pequeno, me tornar um jogador desse nível, disputar uma Libertadores, almejar ainda mais. Sou grato ao Palmeiras, ao elenco por ter me apoiado, à comissão e a todos do clube por me acolherem nesse momento e eu poder realizar mais um sonho”, completou o jogador.

O elenco volta a treinar neste sábado (22), às 10h, na Academia de Futebol. Esta será a primeira vez que o Maracanã recebe o duelo entre Palmeiras e Vasco neste século. A última vez que as equipes se encontraram no estádio foi em 2000, pela partida de ida das finais do Torneio Rio-São Paulo daquele ano, e o Verdão venceu por 3 a 1, confirmando o título no Morumbi com goleada por 4 a 0.

“Somos os atuais campeões brasileiros, então temos que mostrar nosso futebol. Sabemos que a equipe do Vasco é muito qualificada, mas vamos mostrar nosso futebol. Vamos trabalhar nesse pouco tempo que temos até o jogo no Rio de Janeiro para buscarmos o nosso resultado contra o Vasco”, disse Jhon Jhon. “Me sinto muito feliz. A comissão não conversa só comigo, mas com todos. Eles têm atenção com todos, os que jogam mais e os que jogam menos têm a mesma importância. Então eu me sinto muito feliz nesse momento que tenho vivido no clube, ter sequência. É continuar trabalhando como sempre fiz, tendo resiliência, que as coisas vão acontecer naturalmente”, finalizou o jogador.

O meio-campista Fabinho durante treinamento na Academia de Futebol (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

O Palmeiras está invicto há seis jogos no Maracanã contra o Vasco (três vitórias e três empates) – é a maior sequência da história. A última derrota ocorreu em 1971, por 1 a 0, pelo Campeonato Brasileiro, e o retrospecto geral do clássico no Maracanã aponta ampla vantagem alviverde, com dez vitórias, quatro empates e apenas três derrotas.

Somando também os jogos em outros estádios do Rio de Janeiro, o Palmeiras está a uma vitória de ficar em vantagem no retrospecto geral como visitante contra o Vasco – atualmente, são 22 triunfos para cada lado e 14 empates. Nas últimas cinco partidas contra o Vasco em solo carioca, foram quatro vitórias do Verdão (sendo três nos três jogos mais recentes) e um empate. O Palmeiras não perde desde 2012, quando foi derrotado por 3 a 1 pelo Campeonato Brasileiro.

No geral, o Palmeiras está invicto há oito jogos contra o Vasco (cinco vitórias e três empates). A última derrota aconteceu pelo segundo turno do Brasileiro 2015, por 2 a 0, no Allianz Parque.