Thiago Kimori
Departamento de Comunicação

Empresa especializada na análise do mercado de franquias brasileiras, a Rizzo Franchising divulgou nesta semana uma pesquisa que aponta o sucesso de investidoras femininas no ramo do comércio e de franquias. Ainda de acordo com a publicação, as empreendedoras têm a chance de lucrar até 35% mais do que os homens.

A Meltex Franchising, administradora das redes de lojas oficiais do Palmeiras, possui em seu quadro de franqueados um número crescente de empreendedoras.

Na rede Academia Store, nove das 22 lojas são capitaneadas por mulheres. Um dos exemplos é a advogada Lívia Beltrame, que trocou os tribunais pelo comércio que gerencia dentro do shopping Ibirapuera, em Moema, Zona Sul da capital paulista.

Beltrame, no entanto, não é a única a apostar em sua paixão pelo clube alviverde. Sogra e nora, Janaína e Dulce Ziegler comandam juntas a única loja da rede na cidade de Santo André, na Grande São Paulo. “Meu marido sempre foi muito palmeirense, e eu acabei abraçando a ideia de ter um comércio que levasse o nome da paixão dele, e que se tornou a minha também”, revela Janaína.

A Flagship Academia Store, localizada na Rua Augusta, também trocou seu comando por uma mulher, há menos de um mês. No curto espaço de tempo, já foram notadas sutis mudanças na forma do atendimento. “O tratamento com o cliente acaba sendo realizado de uma forma diferenciada, mais leve e descontraída. A mulher, também entendendo de moda e da história do clube, deixa o público masculino até mais confortável”, revela Alyny Melari, atual gerente da loja.

Entre as maiores diferenças da atual gestão da Academia Store, da Rua Augusta, está o quadro de funcionários. Antes minoria, as funcionárias começaram a ganhar mais espaço. Hoje são nove contratados, sendo quatro do sexo feminino e com o desejo de expansão. “As mulheres têm o mesmo peso que os homens na hora da contratação. Além do mais, temos uma grande variedade de produtos femininos e infantis”, contou a executiva, que traz em seu currículo uma extensa passagem pela alta costura paulistana.

Ainda compõem o quadro de franquias com mulheres à frente as lojas localizadas no bairro da Mooca e nas cidades de Araraquara-SP, Rio Preto-SP, São Bernardo do Campo-SP, Jundiaí-SP e Bauru-SP.