Departamento de Comunicação

Em um dos jogos mais emocionantes da base brasileira na temporada, o Palmeiras derrotou o Athletico-PR por 7 a 6 nos pênaltis neste sábado (09), no CT do Caju, em Curitiba-PR, e avançou às semifinais da Copa do Brasil Sub-17 pelo quarto ano consecutivo e em busca do bicampeonato.

No tempo normal, a partida terminou com vitória por 4 a 3 do adversário – os gols do Verdão foram marcados por Giovani (2) e Ruan Ribeiro. No agregado, por conta do triunfo alviverde por 3 a 2, a vaga foi decidida nos tiros livres.

O goleiro Murilo, que substituiu os lesionados Kaique e Natan, teve dia de herói e pegou três das quatro cobranças desperdiçadas pelo Athletico-PR. Já os pênaltis do Maior Campeão do Brasil foram convertidos por Pedro Lima, Ruan Santos, Jhow, Ian, Serafim, Guilherme e Giovani.

O lateral-esquerdo Ian converteu uma das cobranças palmeirenses (Foto: Cahue Miranda/Athletico Paranaense)

Na próxima fase, o Alviverde enfrenta o São Paulo, que eliminou o River-PI na outra chave. Os duelos estão marcados para os dias 15 de janeiro (sexta-feira), às 17h, com mando alviverde, e 21 de janeiro (quinta-feira), às 15h30, na casa do adversário. As equipes decidiram a última edição da Copa do Brasil Sub-17, vencida pelo Verdão.

O plantel treinado por Artur Itiro faz grande temporada até aqui: são 11 vitórias, dois empates e três derrotas em 16 partidas, além de 53 gols marcados e 19 sofridos. O atacante Daniel Silva, com cinco bolas na rede, é o artilheiro da Copa do Brasil Sub-17.

A Copa do Brasil Sub-17 reuniu 32 times na etapa inicial, sendo 27 campeões estaduais Sub-20 em 2019 e cinco vices estaduais da categoria das federações melhor posicionadas no Ranking Nacional – o Verdão entrou como vice-campeão paulista. Todos os duelos até a final são mata-mata com partidas de ida e volta, exceto na primeira fase. Não há o critério do gol qualificado e, em caso de empate, a disputa da vaga será nos pênaltis.

O jogo

A primeira etapa do jogo foi recheada de gols no CT do Caju. Mesmo com início equilibrado, o primeiro tento da partida foi palmeirense: aos 21, em falha da defesa paranaense, Giovani apareceu na área e tocou na saída de Mycael para abrir o placar.

Seguro no jogo, o Verdão viu o adversário tentar o empate principalmente na bola parada. Murilo, após cabeçada de Arthur, fez ótima defesa para salvar o time alviverde. No entanto, aos 38, em confusão na área, Thiago tentou afastar o perigo, mas a bola acabou acertando o capitão Jhow e foi contra o gol palestrino, empatando o duelo.

Não demorou muito para o time alviverde voltar a liderar o marcador: no lance seguinte ao gol sofrido, Kevin apareceu pela esquerda, driblou o defensor e sofreu pênalti. Na cobrança, Ruan Ribeiro mandou na direita e fez o segundo para o Verdão. Já aos 42, foi a vez de o camisa 9 servir Giovani, por trás da zaga rubro-negra, e ver o camisa 10 marcar pela segunda vez – o terceiro para o Palmeiras no CT do Caju.

Ainda na primeira etapa, nos acréscimos, o Athletico-PR conseguiu um pênalti e diminuiu o marcador em cobrança de Vinicius Kaue. Já no segundo tempo, em dois lances de desatenção da defesa alviverde, os donos da casa chegaram à virada do placar. O Verdão chegou a responder perigosamente em jogadas individuais de Victor Michell, que entrou no período, e Giovani, mas pararam na defesa.

Palmeiras Sub-17: Murilo; Thiago (Guilherme), Jhow, Ruan Santos e Ian; Miguel, Luiz Freitas e Pedro Lima; Kevin (Serafim), Giovani e Ruan Ribeiro (Victor Michell). Técnico: Artur Itiro.

O artilheiro Giovani converteu a cobrança decisiva para o Verdão (Foto: Matheus Meneses/Neo Photo)

Confira os jogos do Verdão na Copa do Brasil Sub-17:

Quartas de final

03/01: Palmeiras 3 x 2 Athletico-PR – Allianz Parque
Gols: Pedro Lima (2) e Michel

09/01: Athletico-PR 4 (6) x (7) 3 Palmeiras – CT do Caju
Gols: Giovani (2) e Ruan Ribeiro

Oitavas de final

02/12: Jacuipense 0 x 2 Palmeiras – Pituaçu
Gols: Daniel (2)

09/12: Palmeiras 3 x 0 Jacuipense – Allianz Parque
Gols: Ruan Ribeiro, Giovani e Daniel

Primeira fase

26/11: Avaí Rondônia 0 x 9 Palmeiras – Aluízio Ferreira
Gols: Daniel (2), Giovani (2), Luis Guilherme (2), Kevin (2) e Wendell