Departamento de Comunicação

Na semana que marca o Dia do Goleiro, celebrado nesta quarta-feira (26), o Palmeiras realizou um grande evento na Academia de Futebol 2, em Guarulhos. Além de uma avaliação de jovens da posição, o Palestra promoveu atividades com as presenças de goleiros e preparadores de goleiros do time profissional e arqueiras da equipe feminina.

Os goleiros Weverton e Vinicius Silvestre representaram o elenco principal, com os preparadores Rogério Godoy e Thales Damasceno também marcando presença. Da mesma forma, as goleiras Alicia Bobadilla, Amanda e Bruna Hirata acompanharam as avaliações dos jovens de dez a 13 anos, comandada por preparadores de todas as categorias de base do Verdão.

“A gente fez uma grande avaliação para comemorar o Dia do Goleiro e, ao mesmo tempo, trouxemos nossos goleiros da casa para um evento, promovendo desafios e sociabilização entre eles. São categorias que treinam em momentos diferentes, os preparadores nem sempre conseguem se encontrar. E, claro, é uma honra contar com o Rogério, líder de todos os processos no departamento profissional, e o Thales, que, além de preparador do profissional, já foi atleta desta base. São grandes exemplos para nossos goleiros mais jovens”, disse Luciano Júnior, coordenador da preparação de goleiros da base do Palmeiras.

Weverton não escondeu a felicidade ao comentar o encontro com os jovens que participaram da avaliação e os goleiros que já fazem parte das categorias de base palestrina. O camisa 21 aproveitou a oportunidade para aconselhá-los e relembrar os primeiros passos de sua trajetória.

“É muito bom ter esse contato. De uma forma ou de outra, faz você relembrar seu passado, quando tudo ainda era um sonho, imaginando que poderia jogar em uma grande equipe. Desejo todo o sucesso a todos, é muito bacana poder passar um pouco da experiência para eles. O que mais aprendi na minha jornada é a importância de tudo o que você faz fora de campo, principalmente da forma como você trata as pessoas. Esses comportamentos refletem nas suas ações dentro de campo”, afirmou.

Preparadores de goleiros da base, profissional masculino e feminino se reuniram no evento (Foto: Paloma Cassiano/Palmeiras/by Canon)

Acostumado a treinar atletas do mais alto nível, Rogério Godoy exaltou os processos conduzidos pelos profissionais à frente da preparação de goleiros da base do Palmeiras: “Goleiro é a posição mais difícil dentro do futebol. A gente trabalha duro, não permite erros. Dedicação, vontade de evoluir dia a dia e persistência são fundamentais. Nada resiste ao trabalho, e o goleiro é feito de trabalho. Ser formado pela Academia de Goleiros do Palmeiras é uma honra para qualquer um. O clube tem profissionais do mais alto gabarito, e a excelência do trabalho se dá pelo comprometimento dessas pessoas”.

Desde março, o Verdão teve goleiros convocados em todas as categorias da Seleção Brasileira, tanto na base quanto no profissional: Luiz Fernando no Sub-15, Cesar no Sub-17, Kaique no Sub-20 e Weverton no profissional. O feito reflete a eficiência metodológica do clube, que tem promovido de forma cada vez mais frequente o estreitamento entre as equipes de base e a principal.

“O resultado vem de uma integração que é feita entre os goleiros das categorias de base e do profissional há muito tempo. Eles começam a treinar com os espelhos deles, que hoje são Weverton, Lomba e Vinicius, tendo um aprendizado de dedicação e esforço. Essa seriedade está levando os goleiros a um alto nível competitivo e, consequentemente, à Seleção Brasileira”, pontuou Thales.

“Isso mostra o quanto o Palmeiras tem crescido, principalmente nas categorias de base. Não tem revelado só jogadores de linha, mas também goleiros, que sempre foi uma tradição do clube. É muito importante poder ajudar nessa transição para o profissional. O fato do Palmeiras ter goleiros convocados em todas as categorias mostra que o trabalho está sendo muito bem feito, e quem ganha com isso é o torcedor”, destacou Weverton.

Lançamento da Caravana da Academia de Goleiros

No mesmo dia, a base palestrina lançou o projeto “Caravana da Academia de Goleiros”. Buscando qualificar ainda mais suas jovens equipes, o Verdão fará avaliações de goleiros em diversas cidades do país, contando com as presenças de um observador técnico e um preparador de arqueiros.

“O evento de hoje foi um pontapé de um projeto que vamos colocar em prática o mais breve possível. A Academia de Goleiros visitará cidades indicadas por parceiros do Palmeiras e fará avaliações nesses locais, expandindo nosso raio de ação para longe de nossa casa. Com certeza, isso trará atletas de alto nível para o clube. O Palmeiras não é de fazer igual, o Palmeiras é de fazer diferente”, encerrou Luciano Júnior.