Departamento de Comunicação

O Palmeiras bateu o Jacuipense por 3 a 0 na tarde desta quarta-feira (09), no Allianz Parque, e garantiu lugar nas quartas de final da Copa do Brasil Sub-17, já que venceu o duelo de ida por 2 a 0. Os gols palestrinos foram marcados por Ruan Ribeiro, Giovani e Daniel.

Na próxima fase, o Verdão enfrenta o Athletico-PR, que eliminou o Ceará na outra chave. Os duelos estão previstos para os dias 6 e 10 de janeiro de 2021. Atual campeão, o time palmeirense, treinado por Artur Itiro, faz grande temporada: são 10 vitórias, dois empates e duas derrotas em 14 partidas, além de 47 gols marcados e apenas 13 sofridos.

Em 2019, o Palmeiras decidiu a Copa do Brasil Sub-17 contra o São Paulo em duas partidas eletrizantes. Na ida, vitória do time tricolor por 3 a 2, no Morumbi. Já no duelo de volta, no Pacaembu, em grandes atuações de Gabriel Veron e Gabriel Silva, o Alviverde venceu por 2 a 0 e ficou com o título.

O Verdão se sagrou campeão da competição também em 2017. Em final eletrizante contra o Corinthians, com vitórias por 1 a 0 para cada lado, o título foi decidido nas cobranças de pênalti, no Pacaembu. No gol, brilhou a estrela do goleiro Lucas Bergantin, atualmente no Sub-20, que defendeu duas cobranças do rival e garantiu a taça ao time alviverde.

A Copa do Brasil Sub-17 reuniu 32 times na etapa inicial, sendo 27 campeões estaduais Sub-20 em 2019 e cinco vices estaduais da categoria das federações melhor posicionadas no Ranking Nacional – o Verdão entrou como vice-campeão paulista. Todos os duelos até a final são mata-mata com partidas de ida e volta, exceto na primeira fase. Não há o critério do gol qualificado e, em caso de empate, a disputa da vaga será nos pênaltis.

Giovani marcou contra os baianos e chegou a 11 gols na temporada (Foto: Fabio Menotti)

O jogo

Com a vantagem a seu favor, o Verdão tratou de marcar três vezes na primeira etapa. O primeiro tento veio aos seis minutos, em cruzamento rasteiro do zagueiro Michel e conclusão de Ruan Ribeiro para o fundo das redes.

Dominante na partida, o Verdão não demorou tanto para ampliar. Aos 26, em bela jogada pela esquerda, Giovani mandou de canhota, no ângulo do goleiro Gustavo, sem chances de defesa. A sequência de golaços foi completada com Daniel, aos 39, em forte chute de direita de dentro da área.

No segundo tempo, o técnico Artur Itiro utilizou todas as alterações que tinha direito e deu oportunidade para jovens jogadores como os meio-campistas Luis Guilherme, nascido em 2006, e Kauan, nascido em 2004 e estreante do dia. O Verdão criou diversas chances, mas não converteu a superioridade em mais gols.

Ruan abriu o placar para o Alviverde no Allianz (Foto: Fabio Menotti)

Palmeiras Sub-17: Kaique; Guilherme (Robert Dias), Ruan Santos, Michel (Serafim) e Ian (Gabriel Vareta); Miguel (Breno), Luiz Freitas, Giovani (Luis Guilherme) e Kevin (Kauan); Ruan Ribeiro e Daniel Silva. Técnico: Artur Itiro