Departamento de Comunicação

O Palmeiras decide com o Londrina nesta quinta-feira (29), às 20h, no Allianz Parque, um lugar nas quartas de final da Copa do Brasil Sub-20. No primeiro encontro, os times empataram em 2 a 2 e, quem vencer, avança no torneio. Em caso de nova igualdade, a disputa vai para os pênaltis.

A partida será transmitida pela CBF TV (MyCujoo) e exibida na home do site oficial do Verdão. Vale lembrar que o Sub-20 palestrino vive uma maratona de jogos nesta temporada e, além da Copa do Brasil, disputa simultaneamente o Paulista e o Brasileiro – a equipe, inclusive, vem de uma vitória na competição nacional por 2 a 1, de virada, contra o São Paulo.

“Estamos em um ritmo bastante intenso nas últimas semanas. Teremos três partidas no Sub-20 em quatro dias por competições diferentes. A comissão tem trabalhado da melhor maneira possível para nos deixar em condições de jogar em alto nível e brigar pelas melhores posições em todos estes torneios”, disse o volante Ramon Cesar, autor do gol da vitória alviverde no Choque-Rei no último domingo (25).

Ramon esteve em campo na partida de ida, no Estádio do Café, em Londrina-PR (Foto: Gustavo Oliveira/Londrina EC)

Atual campeão da competição, o Alviverde busca o bicampeonato para se isolar como #MaiorCampeãoDoBrasil também na base. Ao todo, o Centro de Formação de Atletas palmeirense tem, ao lado do São Paulo, cinco conquistas nacionais: Copa do Brasil Sub-17 (2017 e 2019), Supercopa Sub-17 (2019), Copa do Brasil Sub-20 (2019) e Brasileiro Sub-20 (2018).

A Copa do Brasil Sub-20 reúne 32 times na etapa inicial, sendo 27 campeões estaduais Sub-20 em 2019 e cinco vices estaduais da categoria das federações melhor posicionadas no Ranking Nacional – o Verdão entrou como atual campeão paulista. Todos os duelos até a final são mata-mata com partidas de ida e volta, exceto nesta primeira fase. Não há o critério do gol qualificado e, em caso de empate nos resultados, a disputa da vaga será nos pênaltis.

Vale lembrar que o Palmeiras tem um dos elencos mais jovens da Copa do Brasil Sub-20 e do Brasileiro Sub-20. O plantel alviverde é formado majoritariamente por atletas nascidos em 2002, geração bastante vencedora pelo clube nas categorias Sub-15 e, recentemente, Sub-17.

Nas oito rodadas disputadas do Brasileiro Sub-20 até aqui, por exemplo, a média de idade dos relacionados foi de 18,2 anos. Alguns dos atletas utilizados, inclusive, ainda têm idade para atuar pelo Sub-17: os zagueiros Jhow e Michel, o lateral-esquerdo Ian e os atacantes Vitor Hugo e Ruan Ribeiro.