No Orlando Scarpelli, Palmeiras não evita revés contra Figueirense
Mariana Giovinazzo
Departamento de Comunicação
O Palmeiras foi até Florianópolis enfrentar o Figueirense, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, e, apesar de ter o domínio da posse de bola no segundo tempo, foi superado pelo placar de 2 a 1. Os gols do time mandante foram marcados por Carlos Alberto e Thiago Santana. O volante Gabriel marcou o tento alviverde, em um belo chute de fora da área.
Com o time de Florianópolis bem organizado na defesa, o Verdão tocava a bola com paciência e tentava encontrar espaços para atacar. Mas, logo na primeira chance de gol do jogo, aos 7 minutos, foi o Figueirense que abriu o placar. Em um lance de velocidade, Clayton recebeu pela direita e cruzou para Carlos Alberto, que só teve o trabalho de empurrar para o fundo da rede. (Figueirense 1 x 0 Palmeiras)
Mas o Palmeiras foi rápido e, 3 minutos depois, veio a resposta. Gabriel recebeu na esquerda, aproveitou o espaço e acertou uma bomba de fora da área para empatar a partida. Golaço do volante do Verdão. (Figueirense 1 x 1 Palmeiras)
Depois do começo agitado do primeiro tempo, os dois times diminuiram um pouco o ritmo. O Palmeiras levava mais perigo ao gol do Figueirense do que o contrário: os jogadores alviverdes arriscavam chutes a gol sempre que tinham a oportunidade. Aos 20, Gabriel tentou de fora da área mais uma vez e assustou o goleiro Alex Muralha, que só olhou a bola passar perto do travessão.
Aos 38, foi a vez de Dudu arrematar e, graças a um desvio da defesa, quase fazer o segundo, encobrindo o arqueiro adversário. O primeiro tempo terminou aos 49, com 4 minutos de acréscimo, depois de duas substituições por lesão na equipe de Santa Catarina.
Nos primeiros minutos do segundo tempo o Verdão ficava mais tempo com a bola, enquanto os mandantes tinham dificuldades para acertar passes e sair do meio de campo. Logo aos 2 minutos, Jackson sentiu a coxa e foi substituído por Tobio.
Mesmo com mais posse, o Palmeiras não conseguia criar boas chances de finalizar. Aos 16, depois de um contra-ataque muito veloz, Thiago Santana apareceu livre na área e deixou o Figueirense na frente mais uma vez. (Figueirense 2 x 1 Palmeiras)
Oswaldo de Oliveira reagiu rápido: colocou Cristaldo no lugar de Dudu para tentar mudar o jogo e buscar a virada. Entretanto, o Verdão continuava com dificuldades para criar chances claras de gols. Aos 28, o técnico alviverde fez sua última substituição e tirou Arouca para a entrada de Cleiton Xavier.
Com a vantagem no placar, o time de Santa Catarina recuou e as dificuldades na armação de jogadas aumentaram. As chances de empate aconteceram em jogadas de bola parada e lançamentos na área, a melhor delas em uma cabeçada de Rafael Marques, aos 42.
A última oportunidade de empate foi novamente com o camisa 19, que arriscou de fora da área, levando perigo ao gol adversário. Mas o Palmeiras não conseguiu reverter o placar e acabou superado por 2 a 1.
O Verdão volta a campo no próximo domingo (14), às 16h, no Allianz Parque, para enfrentar o Fluminense pela sétima rodada do Brasileirão e tentar a recuperação no campeonato.
Escalação: Fernando Prass; Ayrton, Jackson (Tobio), Vitor Hugo e Egídio; Gabriel, Arouca (Cleiton Xavier), Zé Roberto, Dudu (Cristaldo) e Kelvin; Rafael Marques.
Cartões Amarelos: Kelvin, Egídio e Ayrton
Gols
Figueirense: Carlos Alberto (7' – 1º Tempo), Thiago Santana (16' – 2º Tempo)
Palmeiras: Gabriel (10' – 1º Tempo)