Nos pênaltis, Sub-17 fica com o vice do Mundial de Clubes contra o Real Madrid

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

A Sociedade Esportiva Palmeiras esteve muito perto de atingir o topo do mundo mais uma vez. O capítulo final da campanha no Mundial de Clubes Sub-17 foi escrito nesta quarta-feira (1º), na decisão contra o Real Madrid: no duelo dos invictos, Léo Passos e Afonso marcaram os gols do empate 2 a 2 no tempo regulamentar – nos pênaltis, o rival levou a melhor, por 5 a 4. Sem perder, o Verdão deixa o torneio de cabeça erguida e com sede de títulos no restante do ano.

A campanha do vice foi para encher de orgulho a torcida alviverde: em cinco jogos disputados, foram quatro vitórias, 18 gols marcados e somente cinco sofridos. De virada, o Palmeiras derrotou o Atlético Nacional, da Colômbia, por 6 a 1, e goleou o Rayo Vallecano, da Espanha, por 3 a 0, na primeira fase. Nas quartas de final, o Verdão passou pelo Sporting Cristal, do Peru, por 2 a 0, e goleou novamente o Rayo Vallecano na semifinal, por 5 a 2, em Fuenlabrada-ESP.

[album]

Enfrentar o Real Madrid na final, diante da torcida adversária, valorizou ainda mais o vice-campeonato palmeirense. O duelo foi equilibrado na maior parte do tempo, e o Palmeiras ainda conseguiu dois prêmios individuais: o de melhor goleiro, para Matheus Teixeira (que brilhou na final, com vários milagres), e o de artilheiro, para o atacante Matheus Barbosa, autor de quatro gols.

O arqueiro lamenta não voltar ao Brasil com o principal objetivo na bagagem. “Queríamos ser campeões, é difícil. Não teria nada melhor do que vencer esse torneio para nós. Mas saímos de cabeça erguida, não tenha dúvida disso. Essa campanha nos fortaleceu como grupo, tivemos grande atuações, inclusive na final. Infelizmente, eles foram superiores. Individualmente, fico feliz com o prêmio de melhor goleiro e com a boa atuação na decisão, mas trocaria pelo título. Seremos fortes nos outros torneios do ano”, declarou o camisa 1.

A decisão

O Real Madrid começou a partida no ataque e pressionando o Palmeiras. Assim, o time da casa abriu o placar aos cinco minutos, em chute de De La Fuente após cobrança de escanteio. O gol não desanimou em nada o Verdão, que buscava caminho pelas laterais e levava perigo nas bolas paradas. Aos 15 minutos, Léo Passos deu o empate ao Palmeiras: Caio Cezar bateu escanteio preciso e o atacante surgiu por trás dos zagueiros para cabecear com precisão.

O gol equilibrou o jogo e o Palmeiras cresceu, contando ainda com boas defesas do goleiro Matheus nas chances criadas pelo Real Madrid. No último minuto da primeira etapa, o camisa 1 fez um milagre ao espalmar uma cobrança de falta forte do rival, no ângulo. Logo no início do segundo tempo, ele fez mais uma grande defesa ao salvar finalização à queima-roupa. Ainda assim, o empate não satisfez o Verdão, que passou a atacar mais com as investidas de Vitinho.

Aos 12 minutos, o camisa 8 recebeu a bola bem posicionado na intermediária e bateu forte, sobre o gol adversário. Um minuto depois, Afonso completou cruzamento de cabeça e a bola saiu rente ao travessão. A glória esteve ao alcance das mãos do Palmeiras a partir dos 26 minutos, mais uma vez depois de um escanteio. Caio Cezar cobrou e o capitão Afonso desviou para trás, matando o goleiro madrilenho. A virada que poderia dar o título inédito ao Verdão.

Os minutos finais foram de fortes emoções, com o Real Madrid partindo com tudo em busca do empate. O contra-ataque, então, passou a ser a arma do Palmeiras para matar o jogo. Após jogada de Léo Passos, Gabriel Barbosa finalizou em cima do goleiro, aos 31 minutos. Quem chegou ao gol, no entanto, foi o próprio Real, que empatou novamente a dois minutos do fim do jogo e levou a decisão para as penalidades.

Converteram suas cobranças pelo Verdão: o zagueiro Vitor Eduardo, os atacantes Wesley e Gabriel Barbosa e o meia Vitinho. Apesar de o goleiro alviverde defender a primeira batida do Real, a definição foi para as batidas alternadas e, logo na primeira, o rival acabou levando a melhor. O Palmeiras ainda mostrou grandeza, foi aplaudido pela torcida e parabenizou os adversários pela vitória, ciente de que também fez por merecer o troféu.

Elenco do Palmeiras no Mundial de Clubes Sub-17:

Goleiros: Matheus e Igor.
Defensores: Lacerda, Afonso, Vitor Eduardo, Matheus Bahia, Higor e Andrey.
Meio-campistas: Wellington, Caio Cezar, Vitinho, Alan e Denilson.
Atacantes: Gabriel Barbosa, Léo Passos, Matheus Barbosa, Wesley e Airton.