Oeste x Palmeiras: informações, curiosidades e histórico do confronto

Bruno Alexandre Elias
Felipe Krüger
Departamento de Comunicação

O Palmeiras realizou na tarde desta terça-feira (29), na Academia de Futebol, o último treino antes de encarar o Oeste, nesta quarta-feira (30). O técnico Luiz Felipe Scolari comandou uma movimentação tática e acertou os últimos detalhes para encarar o time do interior paulista, em partida válida pela quarta rodada do Campeonato Paulista.

>> Clique aqui e confira as fotos do treino desta terça (29)

Após vencer o São Caetano por 2 a 0, no último domingo (27), o Palmeiras igualou a marca de 12 jogos invicto estabelecida na temporada 2013. No retrospecto atual, são sete vitórias e cinco empates, sendo que o Alviverde foi batido pela última vez em 24/10/2018, contra o Boca Juniors-ARG, pela Libertadores. A próxima marca de invencibilidade a ser atingida foi registrada entre 2011 e 2012, quando ficou 22 embates sem ser derrotado (14 vitórias e oito empates).

Autor de um dos gols do Verdão sobre a equipe do Grande ABC, o atacante Miguel Borja alcançou a marca de 32 bolas na rede com a camisa do clube, ultrapassou o compatriota Muñoz e se tornou o colombiano mais artilheiro da história do Palmeiras.

Contratado em 2017 após ter sido campeão da Comebol Libertadores pelo Atlético Nacional-COL e eleito o melhor jogador do ano no continente, Borja soma 89 partidas e 32 tentos, além do título brasileiro do ano passado, pelo clube. Em 2018, o camisa 9 foi artilheiro do Paulista (sete gols) e da Libertadores (nove gols).

No século XXI, o colombiano da cidade de Tierralta ocupa também o nono posto de maiores goleadores do Alviverde, ao lado de Pedrinho (meia que atuou entre 2001 e 2005). Dudu lidera com 55.

Além de tudo isso, Borja integra o top 100 de maiores artilheiros do clube em todos os tempos, na 87ª posição, ao lado de Baroninho, González, Pedrinho (anos 2000) e Gaúcho. Neste top 100, do atual elenco, além de Borja, figuram ainda Willian Bigode, com 34 gols, e Dudu, com 55 bolas na rede.

CAMPEONATO PAULISTA: INVENCIBILIDADE
Dos 16 times que disputam o Campeonato Paulista, apenas quatro seguem invictos no torneio, e o Verdão pertence a este seleto grupo. As outras equipes que ainda não foram batidas são o Santos, o Bragantino e o Oeste.

CAMPEONATO PAULISTA: ARTILHEIRO PALMEIRENSE
Goleador máximo do Campeonato Paulista em 2018 isolado, com sete gols, Borja é o atual artilheiro da edição de 2019 do Estadual, com dois gols marcados em duas partidas disputadas (média de 1,0 por jogo); o colombiano divide esta marca com Derlis González e Jean Mota (ambos do Santos), Gustavo (Corinthians) e Pablo (São Paulo).

DIOGO BARBOSA: 40 JOGOS E ASSISTÊNCIA
Poupado da partida contra o Botafogo-SP, o Diogo Barbosa completou sua 40ª partida com a camisa do Palmeiras em grande estilo: o lateral-esquerdo concedeu assistência para o gol do zagueiro Luan (segundo da partida) – tento que selou de vez o triunfo palestrino. Em 2018, após superar uma entorse no tornozelo esquerdo, sofrida ainda na pré-temporada, o jogador atuou 38 vezes. Neste ano, Diogo participou do empate em 1 a 1 contra o Red Bull, fora de casa, na estreia do Campeonato Paulista, e, agora, da vitória ante o Azulão.

JAILSON: NOVA OPORTUNIDADE
O jogo contra o São Caetano teve sabor especial para Jailson, que voltou a atuar pelo time – desde o início do ano, Felipão vem fazendo um rodízio com os goleiros alviverdes. Weverton e Fernando Prass já haviam jogado na temporada. O camisa 42 palmeirense havia entrado em campo pelo time pela última vez em 23/09/2018, vitória por 1 a 0 sobre o Sport-PE, na Ilha do Retiro. No Verdão desde 2014, o arqueiro esmeraldino atuou pelo clube, ao todo, em 72 duelos (46V, 19E e 7D), além de ter se sagrado campeão da Copa do Brasil de 2015 e dos Brasileirões de 2016 e de 2018.

LUIZ FELIPE SCOLARI: RETROSPECTO GERAL
Nesta sua terceira passagem pelo Verdão, a partir de 2018, Felipão acumula 33 partidas: são 22 vitórias, oito empates e três derrotas. Incluindo também suas duas passagens anteriores (de 1997 a 2000 e, depois, de 2010 a 2012), o treinador dirigiu a equipe, ao todo, em 441 ocasiões (214V, 119E e 108E) – apenas Oswaldo Brandão, com 585 jogos, comandou o Alviverde mais vezes ao longo da história.

ARENA BARUERI: RETROSPECTO DE PARTIDAS
Palco do duelo contra o Oeste, a Arena Barueri já recebeu 26 jogos do Verdão. O saldo é extremamente favorável ao Maior Campeão do Brasil. Foram 15 vitórias, sete empates e apenas quatro derrotas, com 47 gols marcados e 22 sofridos. Como visitante, no entanto, o Palmeiras só atuou na arena em duas ocasiões: em 2008, pelo Campeonato Paulista (vitória por 3 a 0) e em 2009, pelo Campeonato Brasileiro (empate por 2 a 2) – vale lembrar que, em ambas as oportunidades, o adversário mandante foi o Grêmio Barueri.

PALMEIRAS X OESTE: RETROSPECTO DE JOGOS
O Palmeiras leva ampla vantagem em jogos contra o Oeste. Em dez partidas disputadas entre as equipes ao longo da história, são cinco triunfos alviverdes, quatro empates e uma única derrota palmeirense (15 GP x 6 GC). Considerando apenas duelos válidos pelo Campeonato Paulista, foram sete embates: três vitórias e quatro empates (8 GP x 4 GC).