Osmar Santos ganha camisa e Palmeiras apoia Gorduchinha

Agência Palmeiras Fábio Finelli

A tarde desta sexta-feira (25) reservou a ilustre visita do radialista Osmar Santos na Academia de Futebol. Conhecido como o Pai da Matéria e considerado um dos maiores narradores do esporte brasileiro, ele recebeu uma camisa personalizada das mãos do técnico Luiz Felipe Scolari e conheceu os jogadores do elenco palmeirense.

A visita, no entanto, teve como principal objetivo apoiar a campanha da Gorduchinha, para que a bola da Copa do Mundo de 2014 receba o nome de um dos bordões mais utilizados por Osmar Santos em sua carreira como narrador: ´Ripa na chulipa e pimba na Gorduchinha´.

´O Osmar foi um dos grandes narradores da nossa história e nada mais justo de que a bola da Copa de 2014 receba o nome de um bordões criado por ele´, destacou Felipão, pentacampeão mundial com a seleção brasileira em 2002. ´Quando eu não era relacionado e estava no carro, sempre ouvia os jogos pela voz do Osmar Santos. Ele foi um fenômeno como narrador e espero que receba essa justa homenagem´, acrescentou o goleiro titular na Copa do Mundo de 2002, Marcos.

O vice-presidente de futebol do Verdão, Roberto Frizzo, também apoiou a campanha. ´O Palmeiras apoia essa campanha por tudo o que o Osmar representou e pelo respeito que ele sempre teve com a instituição. Se a bola da Copa receber o nome de Gorduchinha, será uma feliz homenagem.´

A responsável por decidir qual será o nome da bola da Copa de 2014 é a adidas, uma das patrocinadoras oficiais da Fifa.

Osmar Santos – Formado em Educação Física, Administração e Direito, Osmar Santos, também conhecido como ´O Pai da Matéria´, trabalhou como locutor esportivo nas rádios Jovem Pan, Record e Globo, onde continua contratado mas sem narrar mais as partidas devido ao grave acidente de automóvel que sofreu em 22 de dezembro de 1994 e que afetou sua fala. Atualmente adotou as artes plásticas como um hobby e dedica parte de seu tempo em pinturas sobre telas. Trabalhou também na TV Globo, Record e Manchete.

Em 1994, sofreu um grave acidente de carro que ocasionou graves seqüelas devido aos danos cerebrais que sofreu quando viajava de Marília para cidade de Lins, em São Paulo, ao ser atingido por um motorista de caminhão. Após uma grande recuperação, pode recuperar várias funções, porém sua fala ficou comprometida, sendo capaz de pronunciar menos de cem palavras, impedindo-lhe de continuar trabalhando como narrador.

Seu irmão, Oscar Ulisses, comanda a equipe de esportes da Rádio Globo. Já seu outro irmão, Odinei Edson, narra a Fórmula 1 para a Rádio Bandeirantes.