Palmeiras abre as portas da Academia de Futebol 2 para visitas de projetos sociais

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

O Palmeiras abre as portas da Academia de Futebol 2, centro de treinamento de suas categorias base, localizado dentro do Parque Ecológico do Tietê, em Guarulhos-SP, para visitas guiadas de projetos sociais da região. A iniciativa visa mostrar aos convidados o trabalho realizado pelo clube na formação de atletas e, ao mesmo tempo, propiciar aos jogadores do Verdão o contato com diferentes realidades fora do futebol.

O projeto é comandado pelo Departamento Psicossocial do Palmeiras e uma contrapartida à utilização do terreno – no último dia 30, o clube recebeu alunos da APABB (Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil). Após assistirem a uma apresentação sobre a fauna e a flora do Parque Ecológico, cuidados com a saúde, alimentação, estudos e o sonho de ser atleta, os alunos visitaram departamentos da base e finalizaram o dia com um treinamento no campo comandado por profissionais do clube.
[album]

“Buscamos parcerias com instituições governamentais, não governamentais e projetos sociais, para que possamos trazer crianças, adolescentes, portadores de necessidades especiais ou idosos que participem de atividades de cunho coletivo, social e público. Recepcionamos grupos da comunidade e mostramos a nossa realidade, desde o sonho do atleta até o trabalho dos departamentos médico e técnico. Eles conhecem a parte que ninguém vê do futebol, a preparação aos jogos”, afirma Rodrigo Mergulhão, coordenador de serviço social do clube.

“Quando o clube usa um espaço coletivo, como o Parque Ecológico, é preciso dar essa contrapartida. Mas usamos isso para benefício dos nossos atletas, fazendo essa troca e mostrando a eles como é a vida de pessoas que estão em torno dele. Os funcionários do CT abraçaram a ideia e o projeto tem funcionado muito bem. Quando terminam as visitas, vemos que até mesmo alunos que não são palmeirenses saem daqui com um carinho maior pelo clube”, completou.

A Academia de Futebol 2

A Academia de Futebol 2 do Palmeiras, de uso exclusivo das categorias de base, está localizada na Rodovia Ayrton Senna, km 15,5 (sentido interior – capital), dentro do Parque Ecológico do Tietê. O CT conta com cinco campos em tamanho oficial com grama natural (um deles possui arquibancada com capacidade para receber cerca de 500 torcedores), campo para treino de goleiros, um gramado society, academia de ginástica, departamento médico, entre outros.

“O Parque Ecológico foi criado em 1976, em uma área de 14 milhões de m². O objetivo é a conservação da água, cuidando da mata ciliar do Rio Tietê. O rio sempre teve um caráter esportivo, sediando competições de remo e natação no passado. É importante que os centros de treinamento localizados no parque entendam essa importância e cumpram esse objetivo”, disse Fernando Teixeira, coordenador do centro de educação ambiental do Parque Ecológico.