Palmeiras adquire tecnologia para modernizar gestão
Agência Palmeiras
Visando a integração de todos os departamentos do clube e a melhor qualidade em seus métodos de trabalho, a Sociedade Esportiva Palmeiras adquiriu uma tecnologia de ponta para modernizar toda a sua gestão. Trata-se do software da SAP, maior fornecedora mundial de tecnologias para gestão de negócios. O Palmeiras, inclusive, é o primeiro clube esportivo do Brasil a adotar a aplicação SAP Business One.
A iniciativa da diretoria alviverde deve-se ao planejamento para as ações de modernização do clube, que completará 100 anos de existência em 2014. “O crescimento do Palmeiras passa necessariamente pela modernização em sua administração e, para isso, o investimento em tecnologia é fundamental. Com a redução de gastos que teremos em vários departamentos, poderemos destinar recursos que eram utilizados nesses setores para o nosso carro-chefe, o futebol”, explicou o presidente do Verdão, Paulo Nobre.
De acordo com o CFO (sigla em inglês para Chief Financial Officer) do Palmeiras, Luciano Paciello, o novo sistema trará confiabilidade e consistência nos processos internos, que passarão a ser padronizados. “Haverá ganhos de eficiência, de integração e, consequentemente, de qualidade de informação. Isto porque o software da SAP será integrado com os outros departamentos administrativos e não só utilizado pelo financeiro”, declarou o executivo.
Paciello lembra ainda que muitas atividades, que atualmente são feitas em papel, serão automatizadas. “Ganharemos tempo e os colaboradores deixarão de fazer tarefas repetitivas, aproveitando para se dedicarem a tarefas de maior valor agregado”, comentou o diretor, ressaltando que o processo de escolha do fornecedor ocorreu após um comitê interno, formado por cinco pessoas, analisar diversas propostas de empresas de tecnologia.
Na prática, todos os processos dos departamentos de futebol e social do clube serão unificados. Informações de compras, estoque, financeiras, contábil, fiscal, ativo fixo (patrimônio) e até contratos de atletas passarão pela ferramenta SAP. “O Palmeiras está adquirindo o que há de mais moderno no mercado em termos de tecnologia de gestão. As maiores empresas do mundo inteiro usam as nossas aplicações e o clube alcançará o nível mais elevado de gestão e governança, tornando todos os seus processos transparentes”, ressaltou Sandra Vaz, vice-presidente de vendas, ecossistemas e canais da SAP Southern Latin America.
Este é o primeiro contrato da SAP com um clube de futebol brasileiro. Recentemente, a empresa, que tem presença em mais de 120 países, criou uma série de soluções para atender exclusivamente aos setores de esportes e entretenimento. A SAP tem uma forte presença no setor de esportes em todo o mundo e fornece tecnologias para a as ligas norte-americanas de basquete e futebol (NBA e NFL), para o time de basquete Philadelphia 76ers, para a equipe inglesa de Fórmula 1 McLaren, entre outras instituições ligadas ao esporte.
A instalação do software da SAP deverá acontecer no início de novembro. A Exxis, empresa parceira da SAP, é quem fará a implantação do sistema. Leandro Cacciatore, country manager da Exxis Brasil, está empolgado com o acordo. “O fechamento de contrato com o Palmeiras é extremamente importante para nós, pois é o primeiro contrato da SAP com um clube de futebol no país. O time é conhecido no mundo inteiro e isso certamente nos abrirá portas para outros clubes e empresas dos mais diversos segmentos”, destacou.