Departamento de Comunicação

O Palmeiras recebeu a equipe do Goiás na tarde deste domingo (07), no Allianz Parque, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2022 e, por 3 a 0, com gols de Mayke, aos 19, e de Raphael Veiga, aos 49 do primeiro tempo, e de Atuesta, aos 37 do segundo, superou a equipe visitante, indo a 45 pontos na tabela do Brasileiro – com o empate do vice-líder Corinthians na rodada, que foi a 39, o Verdão ampliou sua vantagem em pontuação primeira colocação do certame nacional em relação à rodada anterior, de quatro para seis pontos.

Clique aqui para ver a ficha técnica, estatísticas e tudo sobre o jogo!

Atualmente há seis jogos invictos no torneio – sendo os últimos cinco duelos com vitória –, o Palmeiras, além da liderança, domina as principais estatísticas deste Brasileirão: é o time com mais vitórias (13, seguido de Flamengo, Fluminense e Corinthians, com 11), menos derrotas (duas, seguido pelo Internacional, com três), melhor saldo de gols (22, seguido pelo Flamengo, com 13), melhor ataque (36 gols, seguido pelo Fluminense, com 33), melhor defesa (14 gols sofridos, seguido por Santos, com 18) e maior série invicta registrada nesta edição (13 jogos, entre a 2ª e 14ª rodada).

E se como mandante o Palmeiras melhorou ainda mais seu bom retrospecto no Nacional (agora são 11 jogos, sete vitórias, dois empates e duas derrotas), incluindo uma vitória por 3 a 0 sobre o Corinthians na Arena Barueri, o Verdão também detém a marca de ser o melhor visitante da competição: é o único time que não perdeu fora de casa na atual edição, pois, em nove duelos, conquistou 19 dos 27 pontos possíveis, com cinco vitórias (Juventude, Santos, Coritiba, São Paulo e América-MG) e quatro empates (Goiás, Flamengo, Avaí e Fortaleza).

Os números decorrentes do triunfo também impactaram diretamente no retrospecto numérico contra o Goiás, no qual o Alviverde já era amplamente e, hoje, melhorou seu desempenho ainda mais. Agora são 54 duelos registrados entre as equipes, com 28 vitórias palmeirenses, 11 empates, 15 triunfos da equipe goiana, com 84 gols marcados pelo Maior Campeão do Brasil contra 62 que sofreu do adversário da vez.

A esmagadora maioria desses duelos entre Palmeiras e Goiás foram partidas válidas pelo Brasileirão (48 deles), enquanto outros seis jogos se dividem entre Copa Sul-Americana, amistosos e a Copa do Brasil. Pelo Brasileirão, aliás, o Palmeiras também leva larga vantagem sobre o Goiás: nestes 48 duelos, são agora 26 vitórias, nove empates, 13 derrotas sofridas, com 79 gols marcados e 56 gols sofridos.

E apenas no cenário mandante contra a equipe do Goiás pelo Brasileirão, este foi o jogo de número 24, com 18 vitórias do Alviverde Paulista contra três triunfos do time adversário, além de outros três empates. Inclusive, neste cenário, antes de a bola rolar neste domingo (07), o Palmeiras contabilizava 49 gols sobre o Goiás, contra 23 que sofreu. Portanto, agora são 52 gols marcados contra 23 sofridos pelo Brasileirão com o time palestrino sendo mandante – sendo que o gol do lateral Mayke, primeiro da partida, foi o expressivo gol de número 50.

O duelo Palmeiras e Goiás pode ser considerado tradicional, já que as equipes passaram a duelar frequentemente a partir dos anos 70, desde que a equipe goiana passou a frequentar mais constantemente a elite do futebol nacional. Em 1973, os times duelaram pela primeira vez – o jogo foi válido pelo Campeonato Brasileiro.

Como mandante, contra o Goiás (independentemente da competição), o Palmeiras também é superior. Este foi o 26° jogo entre as equipes nos domínios palmeirenses, incluindo partidas no Morumbi, Pacaembu, Arena Barueri e Brinco de Ouro da Princesa (em Campinas-SP), e o Palmeiras acumula 18 vitórias, 4 empates, 4 derrotas, 54 gols marcados e 26 gols sofridos.

Só no Estádio Palestra Italia (incluindo qualquer forma física que a atual arena palmeirense já possuiu outrora), este foi o 20° jogo no local entre os times – são 13 vitórias do Palmeiras, quatro empates e três vitórias do Goiás (38 gols marcados contra 20 sofridos). Entretanto, considerando somente a Era Allianz Parque (inaugurada como uma moderna arena em 2014), esta foi a primeira vitória do Verdão ante a equipe goiana. Antes, no Allianz, o Alviverde havia recebido o Goiás por duas vezes, pelos Brasileirões de 2015 e de 2020, tendo sido superado no primeiro duelo e empatado no segundo por 1 a 1 (Gómez marcou para o Verdão; já o gol de empate do Goiás, com Rafael Vaz, foi polêmico, pois teria sido originado de uma falta que não existiu).

ASPECTOS INDIVIDUAIS

Abel Ferreira, com mais esta partida vitoriosa à frente do comando do Verdão, se isolou como 9º treinador com mais jogos na história do Palmeiras (antes, estava empatado com Dudu – Olegário Tolói de Oliveira, ambos com 141 partidas, e agora chegou a 142, se isolando no posto – o próximo alvo é o argentino Filpo Nuñez, 8° colocado, com 153).

Somando os jogos comandados pelos auxiliares de Abel, a comissão portuguesa tem agora 159 à frente do clube. Com essa vitória, de quebra, Abel alcançou os números de Rubens Minelli (com passagens pelo clube nos anos 60, 70 e 80) na 5ª posição na lista de maiores vencedores em Brasileiro: isso porque hoje Abel foi às mesmas 34 vitórias de Minelli, ficando agora, a três triunfos do quarto colocado deste ranking, Cuca, com 38 vitórias pelo clube no Brasileirão.

Quando o assunto é Brasileirão, aliás, o atacante Dudu também se destaca. Autor da assistência para o gol de Mayke, primeiro do Verdão na partida, ele igualou Ademir da Guia como o segundo jogador que mais venceu pelo clube neste torneio nacional em todos os tempos, indo a 109 vitórias (em 196 jogos) e agora, ao lado do Divino, está atrás só de Emerson Leão, recordista no quesito.

No total de jogos pelo Brasileirão na história do Palmeiras, Dudu é o quinto, com 196 jogos, atrás só de seu xará, o volante Dudu dos tempos da Academia (199 jogos, na quarta posição), de Marcos (com 203 jogos, na terceira), de Ademir da Guia (216 partidas pelo Brasileirão com o Palmeiras, na segunda posição) e de Emerson Leão, recordista deste ranking: o ex-goleiro atuou 232 vezes pelo Nacional com a camisa do Palmeiras.

E não para por aí. Com o seu primeiro gol marcado pelo Verdão, o colombiano Atuesta se tornou o 47° atleta estrangeiro a ter marcado um gol pelo Palmeiras na história do estádio Palestra Itália/Allianz Parque.

Líderes do time, Weverton e Gómez também foram destaque. O arqueiro chegou a 249 jogos pelo Palmeiras e, com isso, ultrapassou Jair Rosa Pinto na 50ª posição da lista dos jogadores que mais vestiram a camisa do Verdão em todos os tempos, agora isolado.

E o paraguaio Gómez, por sua vez, chegou a 123 vitórias com a camisa do Palmeiras, ultrapassando as 122 do chileno Valdivia e, desta forma, se isolando como o estrangeiro que mais venceu pelo Palmeiras em todos os tempos. Além disso, este foi o expressivo jogo de número 200 do zagueiro pelo Palmeiras, entrando para o grupo que tem Raphael Veiga, Gustavo Scarpa, Marcos Rocha, Weverton e Dudu, único com mais de 300).

PALMEIRAS: Weverton; Mayke, Luan, Gustavo Gómez e Vanderlan; Gabriel Menino (Atuesta, 31’/2ºT), Zé Rafael (Danilo, no intervalo) e Raphael Veiga (Gustavo Scarpa, no intervalo); Wesley, Dudu (Rony, no intervalo) e Rafael Navarro (López, aos 16’/2ºT). Técnico: Abel Ferreira.

Gols: Mayke (19’/1ºT) (1-0); Raphael Veiga, de pênalti, (49’/1ºT) (2-0); e Atuesta (37’/2ºT) (3-0)

Cartões amarelos (SEP): Zé Rafael e Gustavo Gómez.