Palmeiras bate o Vitória, avança à semi e segue na briga pelo título da Copinha

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação _  Gabriel Jesus não perdeu a oportunidade e balançou as redes no segundo tempoEm busca do título inédito, o Palmeiras está na semifinal da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Na tarde desta terça-feira (20), o Verdão derrotou o Vitória, por 2 a 0, no estádio Major José Levy Sobrinho, em Limeira (SP), e saiu com a vitória depois de dominar o duelo contra o time baiano. O primeiro gol foi marcado pelo atacante Gabriel Jesus, no início do segundo tempo; Chistopher anotou o segundo e chegou a cinco na Copinha, isolado como artilheiro do time no torneio.

O adversário do Verdão em busca da vaga na final será o Botafogo-SP, que deixou para trás o Grêmio, nesta terça-feira (20), com vitória por 2 a 1, na Rua Javari, em São Paulo (SP). O duelo da semi será realizado na próxima quinta-feira (22), mas o local e horário devem ser confirmados pela Federação Paulista de Futebol (FPF) nesta quarta-feira (21). A final da Copa São Paulo será realizada no domingo (25), no estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP).

O jogo

A primeira etapa começou sem grandes oportunidades no início. O Vitória trocava passes na defesa e apostava no lançamento direto para tentar pegar a defesa alviverde desarrumada. Por outro lado, o Verdão buscava anular o jogo do rival colocando pressão na saída de bola, forçando para roubá-la já em posição de armar uma jogada próxima à grande área.

Assim, saiu a primeira grande chance aos 13 minutos. Juninho roubou a bola no meio de campo e lançou Gabriel Jesus em velocidade por trás da marcação. O atacante esperou o goleiro definir o canto, mas acabou chutando para fora. Aos 27, o Vitória também criou boa oportunidade após cobrança de escanteio, cabeceando na trave do goleiro João Paulo.

O Vitória marcava atrás da linha da bola com dez jogadores, dificultando muito a saída de bola do Palmeiras, e só avançava em condições que não tivesse risco de contra-ataque. O Verdão voltou a criar ótima chance aos 45 minutos, quando Guilherme cruzou de longe e Gabriel Jesus subiu no terceiro andar para cabecear e obrigar o goleiro baiano a fazer grande defesa.

No segundo tempo, apesar de o panorama seguir parecido, o Verdão furou a defesa adversária e conseguiu abrir o placar com uma linda jogada. Aos dez minutos, Guilherme cruzou de muito longe e a bola bateu na forquilha da trave, sobrando limpa para Gabriel Jesus. O camisa 9 teve calma para dominar, cortar a marcação e estufar a rede do Vitória.

O gol tranquilizou e soltou o time na partida, e o domínio da bola passou a se transformar em finalizações. Aos 17, Matheus Sales limpou a marcação e bateu de longe, mas a bola saiu à direita. Enquanto o Vitória demonstrava sinais de abatimento e cansaço, o Alviverde seguia pressionando, sem ser ameaçado. Até que chegou ao segundo gol: aos 43, Chistopher recebeu passe na medida de Gabriel Jesus, limpou a marcação e tocou na saída do goleiro para matar o jogo.

Palmeiras Sub-20: João Paulo; Léo Cunha, Lucas Rocha, Brendon e Guilherme; Zé Mateus, Matheus Sales, Daniel (Everton) e Juninho (Lucas Taylor); Gabriel Leite (Chistopher) e Gabriel Jesus. Técnico: Diogo Giacomini.

Clique aqui e veja as fotos do jogo entre Palmeiras e Vitória.

Confira os gols da vitória do Verdão sob o Vitória, pelas quartas de final da Copinha: