Departamento de Comunicação

O Palmeiras recebeu a equipe do Red Bull Bragantino na noite deste domingo (27), no Allianz Parque, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Por 1 a 0, com gol de Luiz Adriano aos 27 minutos do primeiro tempo, o Verdão garantiu mais três pontos e, de quebra, chegou ao seu quinto triunfo seguido pela competição nacional em sua casa. O último revés como mandante no Brasileiro foi para o Coritiba, em 14/10, por 3 a 1, sob o comando de Vanderlei Luxemburgo. Desde então, venceu cinco vezes (já com o de hoje) e não sofreu nenhum gol sequer! Superou o Atlético-MG (3 a 0, em 02/11), o Fluminense (2 a 0, em 14/11), o Athletico-PR (3 a 0, em 28/11), o Bahia (3 a 0, em 12/12) e, agora, o Bragantino (1 a 0, em 27/12).

Clique aqui para ver a ficha técnica, estatísticas e tudo sobre o jogo!

Agora com 44 pontos em 26 jogos no Nacional, o Maior Campeão do Brasil encerrou a sua participação na 27ª rodada ocupando a quinta colocação (estava na sexta quando começou), atrás do Internacional (4º, com 47 pontos em 27 duelos), do Flamengo (3º, com 49 pontos em 26 embates), Atlético-MG (vice-líder, com 49 pontos em 27 partidas) e São Paulo (líder, com 56 pontos em 27 prélios). O Grêmio, sexto colocado com 42 pontos, recebe o Atlético-GO às 20h30.

Com o resultado, o Palmeiras defendeu uma marca que possui em 2020: é o segundo time que menos jogos passa em branco neste Brasileirão, juntamente com Atlético-MG, Internacional e Fluminense. A equipe fez gols em 22 de suas 26 partidas até o momento, um aproveitamento de 86% – o líder do ranking é o São Paulo, que marcou em 24 de suas 27 partidas, com aproveitamento de 90%. Com os três pontos somados nesta noite, inclusive, o Verdão continua também como a segunda equipe que mais soma pontos no Campeonato Brasileiro desde 2018, ano em que foi decacampeão. Neste período, o Alviverde conquistou 198 pontos, ficando logo à frente do Internacional, com 173, e atrás somente do Flamengo, atual campeão, com 211.

Com o gol marcado, o Palmeiras se aproximou mais ainda dos 100 gols na temporada: a bola na rede de Luiz Adriano foi o tento de número 99 do clube palmeirense em 2020. Destes, 37 gols foram pelo Campeonato Brasileiro, 29 pela Libertadores (melhor ataque do torneio), 21 pelo Paulista, dez pela Copa do Brasil e outros dois pela Florida Cup, no início da temporada.

O tento feito, aliás, manteve o ataque do time em boa fase: são 45 gols em seus 20 jogos mais recentes, registrando ótima média de 2,25 tentos por duelo. No total das 59 partidas do ano, em apenas dez o Verdão passou em branco no placar – desde a conquista do título paulista sobre o Corinthians, foram disputados 38 jogos (sendo 25 de Brasileiro, oito de Libertadores e cinco de Copa do Brasil, além da decisão estadual), e a equipe só não marcou gol em quatro.

E não é só no ataque que o Palmeiras se destaca nos bons números. O fato de não ter sofrido gol fez com que o time esmeraldino seguisse como dono da melhor defesa dentre todos os clubes em 2020. No geral da temporada, a média de 0,70 gol sofrido por partida de campeonato (40 gols em 57 jogos, sem contar torneios amistosos) coloca o Verdão na primeira posição entre os clubes com menor índice de gols sofridos no ano, superando o Grêmio, com 0,78 (45 gols em 58 jogos) – o Tricolor ainda joga nesta noite. Considerando as partidas da Florida Cup, na pré-temporada, foram 41 gols sofridos em 59 jogos no total, média de 0,69 por partida, que coloca 2020 em 8º lugar no ranking dos anos com menor média de gols sofridos na história do Palmeiras, ao lado de 1991, com 0,69.

E como sofre poucos gols, consequentemente, o Palmeiras também perde pouco. Desta forma, detém outro recorde em 2020: o time que menos perdeu dentre todos os participantes da Série A neste ano, levando em conta qualquer competição (exceto amistosos e torneios amistosos). Foram apenas oito derrotas sofridas ao todo no ano, com percentual de 14,2% (oito revezes em 57 jogos oficiais), contra 15,5% do segundo colocado Grêmio – nove em 58 – o Tricolor ainda joga nesta noite.

Excluindo amistosos e torneios amistosos e somando todas as partidas de campeonato disputadas pelos participantes da Série A na temporada 2020, o Palmeiras é o clube com o menor número de derrotas no ano (oito) e possui também o menor percentual (14,2% – oito revezes em 56 jogos – contra 15,5% do segundo colocado Grêmio – nove em 58).

Até o tropeço diante do Botafogo, no início de outubro, o Palmeiras vinha de 20 jogos sem perder, registrando a maior invencibilidade do clube nos últimos oito anos e a terceira maior série invicta de um time a partir da estreia em uma edição de pontos corridos do Campeonato Brasileiro, com 12 partidas seguidas sem derrota, atrás apenas do Flamengo de 2011, com 15, e do Corinthians de 2017, com 19.

Dentro das quatro linhas, Abel Ferreira levou a campo um time com algumas modificações em relação à equipe titular que costumeiramente vinha atuando. Na zaga, por exemplo, atuou Alan Empereur em vez de Gustavo Gómez (que ficou no banco). Luan fez dupla com Emperur na defesa.

Willian não iniciou como titular (entrou no segundo tempo) do ataque, que teve Breno Lopes e Luiz Adriano como titulares. Este foi o segundo jogo de Lopes como titular – o outro havia sido na vitória por 3 a 0 diante do Bahia, também no Allianz Parque (Breno, aliás, quase fez um belo gol ainda no primeiro tempo, quando já estava 1 a 0 para o Verdão, quando chutou de longe e carimbou o travessão). Já Luiz Adriano havia ficado oito jogos sem atuar por lesão, mas havia retornado no jogo da última quarta-feira (empate por 1 a 1 com o América-MG pela Copa do Brasil) – portanto, é o primeiro duelo do camisa 10 na titularidade desde que se lesionou há um mês.

Além disso, o duelo também marcou o retorno de Patrick de Paula. O volante não atuou nas últimas seis partidas da equipe por lesão na coxa direita e, ao retornar, defendeu sua marca de jogador palmeirense de linha com mais minutos em campo no Brasileirão: 1544 minutos, seguido do zagueiro Gustavo Gómez (1474) – neste quesito, só o goleiro Weverton possui mais (1873).

GABRIEL MENINO AMPLIA SALDO COMO GARÇOM DO TIME NO ANO E NO BRASILEIRÃO

Antes de entrar em campo, Gabriel Menino somava oito assistências e já era o líder isolado em passes a gol na temporada, seguido de Viña, Zé Rafael e Rony. Com seu nono passe a gol, para o tento de Luiz Adriano, o jogador ampliou ainda mais seu saldo de garçom da equipe. De quebra, ele também ampliou sua vantagem como homem-passe do Verdão no Brasileiro: agora são seis assistências pela competição, seguido de Zé Rafael, com três.

EM SUA VOLTA, LUIZ ADRIANO VOLTA A SER ARTILHEIRO DO TIME NO BRASILERIO E SE ISOLA COMO VICE-ARTILHEIRO DA TEMPORADA

Luiz Adriano retornou na última quarta-feira, pela Copa do Brasil, mas entrou no segundo tempo. Ele havia ficado de fora do time por um mês (oito partidas) após lesionar a coxa esquerda. Recuperado, ele retornou pela primeira vez na titulariadade do ataque e precisou de apenas 27 minutos para deixar sua marca. Com isso, o camisa 10 chegou a 16 gols na temporada, se isolando como vice-artilheiro da equipe, atrás de Willian, com 17, e superando Raphael Veiga, com 15. E agora com oito bolas na rede no Brasileiro, igualou Raphael Veiga e voltou a ser o artilheiro do time no Nacional.

WEVERTON: GOLEIRO IGUALA PRÓPRIO RECORDE DE MAIS JOGOS SEM TOMAR GOLS EM UM ÚNICO ANO NESTE SÉCULO

Weverton alcançou um recorde que já pertence a ele mesmo e, na noite deste domingo (27) repetiu o próprio feito histórico. O fato ocorreu ao passar por mais uma partida sem sofrer gols ainda em 2020. Em 2018, seu ano de estreia, e 2019, Weverton ficou por 21 e 26 jogos, respectivamente, sem ser vazado. As 26 partidas sem sofrer gols de 2019 – não necessariamente ininterruptamente – representam o recorde do Século XXI levando em conta um único ano. E hoje, chegou então às 26 partidas sem sofrer gols das 54 disputadas, igualando o mesmo número de jogos intransponível da temporada passada; desta forma, o camisa 21 estabeleceu novamente um recorde.

ABEL FERREIRA: INVICTO NO ALLIANZ PARQUE E SÓ UM GOL SOFRIDO

Com bom retrospecto em seu início no Palmeiras (nove vitórias em 12 jogos, um empate e duas derrotas sofridas), o português Abel Ferreira ficou de fora de quatro compromissos do Verdão desde que assumiu o comando do time – um há pouco mais de um mês, quando esteve suspenso pela Copa do Brasil diante do Ceará, jogo que rendeu classificação às semifinais (o auxiliar e compatriota Vitor Castanheira comandou em seu lugar); depois, em três partidas mais recentes, já neste mês, não pôde dirigir a equipe por ter sido infectado pelo novo coronavírus. Desta vez, o outro auxiliar, João Martins, também português, dirigiu a equipe em todos estes compromissos (empates por 2 a 2 com o Santos, pelo Brasileiro, por 1 a 1, com o Libertad-PAR, pela Libertadores, e triunfo diante do Bahia por 3 a 0 pelo Brasileiro).

Desta forma, ao todo em seu trabalho no Alviverde (incluindo os jogos comandados pelos auxiliares), são 16 duelos disputados: dez vitórias, quatro empates e duas derrotas. Em casa, o retrospecto de Abel é ainda melhor: oito jogos e nenhuma derrota! Sete vitórias e um empate, com um único gol sofrido (justamente no 1 a 1 da última quarta-feira, diante do América-MG, pela Copa do Brasil).