Departamento de Comunicação
O Palmeiras acertou nesta quinta-feira (16) a contratação do atacante argentino José Manuel López, que estava no Lanús-ARG. Considerado uma das principais revelações do futebol sul-americano na atualidade, o centroavante de 21 anos assinou contrato válido até julho de 2027. Assim como o uruguaio Miguel Merentiel, anunciado pelo Verdão no último mês, ele poderá estrear no Brasil a partir de 18 de julho, quando reabre a janela de transferências.
Com boa estatura e presença de área, López atuou na base do Lanús-ARG e foi promovido ao time principal ao longo da temporada 2019/2020. Na temporada seguinte, tornou-se um dos principais destaques da equipe ao anotar 14 gols em 37 partidas, números que lhe deram projeção nacional. O bom desempenho se manteve nesta temporada, com sete gols marcados nos 19 jogos que disputou antes de desembarcar no Maior Campeão do Brasil.
46º jogador argentino da história alviverde
López será o 46ª jogador argentino a defender o Palmeiras em toda a história – nenhum outro clube de São Paulo registra tantos atletas do país vizinho quanto o Verdão. O primeiro foi Novelli, meia que participou da campanha do título paulista em 1934, ainda nos tempos de Palestra Italia. Já o mais recente havia sido o zagueiro Nico Freire, integrante do elenco campeão brasileiro em 2018.
O argentino que mais atuou e mais balançou as redes pelo Verdão é Juan Raul Echevarrieta, que disputou 128 jogos e anotou 113 gols entre 1939 a 1942 – é o maior artilheiro estrangeiro da história do clube. O último atacante argentino, por sua vez, foi Lucas Barrios que entre 2015 e 2016 conquistou a Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro.
O novo reforço será também o sexto jogador estrangeiro no elenco profissional palmeirense. Além dele e do já citado Merentiel, o Verdão conta com o zagueiro paraguaio Gustavo Gómez, o zagueiro chileno Kuscevic, o lateral-esquerdo uruguaio Piquerez e o meio-campista colombiano Atuesta.